×
SOCORRO IMEDIATO

Grávida é resgatada de helicóptero em comunidade isolada pela seca no AM

Mulher sofreu um acidente doméstico e precisava de atendimento médico

Manaus – Uma mulher grávida precisou ser resgatada de helicóptero em uma comunidade que está com acesso restrito por conta da seca na região metropolitana de Manaus. Após ter recebido os primeiros atendimentos médicos, a jovem, que sofreu um acidente doméstico, apresentou quadro de saúde estável, de acordo com a equipe médica.

O resgate ocorreu na comunidade Santa Isabel, distante 102 quilômetros de Manaus, na tarde desta segunda-feira (30). A região é considerada uma área de difícil acesso por causa do baixo volume dos rios no Amazonas.

O coordenador do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), delegado Rafael Montenegro, afirmou que a SSP-AM foi acionada para fazer o resgate, que durou cerca de uma hora. Um helicóptero foi usado na operação. O mesmo percurso para chegar à comunidade por via fluvial demora, em média, 4 horas. No momento, não é possível realizar o resgate com ambulancha.

“O DIOA foi acionado pelo Samu para resgatar uma jovem que está grávida na comunidade Santa Isabel. Por conta das secas dos rios e a falta de acesso ao local, o helicóptero foi acionado para fazer o resgate dessa jovem. O percurso que geralmente de ambulancha demora de 3 a 4 horas, no helicóptero demorou 30 minutos para ir e o mesmo período para voltar”, frisou Montenegro.

De acordo com a médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Taisa Alves, durante o resgate foram atendidos todos os protocolos de segurança. Os materiais de primeiros-socorros não chegaram a ser usados durante o trajeto da comunidade à Manaus.

”Nós fomos fazer um resgate em uma comunidade que está inacessível por barco no momento e contamos com a ajuda da SSP-AM, seguindo todas as orientações de segurança para o embarque e desembarque para trazer a paciente. Levamos alguns materiais como acesso venoso, medicação, kit parto. Não foi necessário realizar o parto no local”, disse a médica.

Em Manaus, a futura mamãe foi encaminhada pelo Samu para uma maternidade.

Leia também:

643: nova linha de ônibus vai atender Zona Leste até a Ponta Negra, em Manaus

Real Madrid anuncia oficialmente a renovação de Vinicius Junior até 2027

Falsa médica é presa após realizar procedimentos estéticos sem autorização

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *