Manaus (AM) – No segundo dia da conferência TEDxAmazônia, realizada nesta sexta-feira (03), no Armazém XV, no Porto de Manaus, Centro, os debates foram em torno da defesa da floresta e dos povos que vivem na região amazônica. O evento tem apoio do Governo do Amazonas e segue até o dia 5, com a participação de 50 palestrantes e mais de 450 pessoas para debater sobre ciência, empreendedorismo e combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade amazônica.
A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi uma das palestrantes do evento. Ela enfatizou o apoio conjunto entre os Governos Federal e Estadual e a sociedade civil para combater o desmatamento na Amazônia.
“Temos de combater o desmatamento porque a maior parte das queimadas acontecem em função do desmatamento. Já estamos com um plano de prevenção e controle do desmatamento, mas também tem de se trabalhar programas de educação ambiental para que a população não toque fogo nos quintais, nos terrenos e, sobretudo, para que se tenha uma ação conjunta entre governo do estado e governo federal”,
enfatizou a ministra.
A ativista florestal, Claudelice da Silva Santos, pontuou a necessidade de dar voz e vez aos defensores da floresta. “É urgente não só falar da defesa da floresta, mas também do povo que defende a floresta. São importantes espaços como esses que falam sobre a defesa da floresta e dos recursos naturais, mas também do povo que defende a floresta”, declarou Claudelice.
“A defesa que a gente vem tendo sobre esse trabalho é importante para falar da realidade dos povos indígenas. Esses eventos são importantes para estarmos falando sobre o que vem acontecendo em nossos territórios, ou seja, levar as falas indígenas aonde não conseguem chegar”,
destacou o ativista indígena Bitaté Uru Eu Wau Wau, sobre a importância da discussão sobre a defesa dos povos originários.
TEDxAmazônia
O TEDx é um programa de eventos locais e auto-organizados que reúnem pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED, sendo uma organização sem fins lucrativos dedicada a ideias na forma de palestras curtas por pensadores e líderes. Muitas dessas palestras acontecem nas conferências TED.
O TEDxAmazônia 2023 é um dos 12 eventos de vários países do mundo que farão parte do TED Countdown, a iniciativa climática da conferência. O TEDxAmazônia faz parte, assim, da plataforma que já alcançou mais de 230 milhões de pessoas com as famosas TED talks, que transformaram a maneira como as pessoas recebem e compartilham informação na última década.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Meio ambiente receberá até 60% dos recursos de títulos verdes
Comitê Intersetorial alinha ações para envio de ajuda humanitária específica aos povos indígenas
Incra conclui cadastro de terras indígenas
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱