Manaus (AM) – O Movimenta Cultura, ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz/MA) e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, iniciou neste ano a circulação do Ciclo Formativo em Gestão da Cultura. A iniciativa busca promover profissionalização, geração de emprego, renda e novas oportunidades por meio da arte e da cultura. O projeto irá percorrer por mais de 25 municípios de três regiões do país: Nordeste, Norte e Sudeste, e realizar 60 oficinas formativas gratuitas, até março de 2024.
No Amazonas, o Movimenta Cultura vai ofertar duas oficinas em Manaus. A cidade vai receber a oficina “Elaboração de Projetos Culturais” e a oficina “Empreendedorismo Cultural”, destinadas a produtores, gestores, educadores, artistas locais e demais profissionais envolvidos no setor. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível nas redes sociais do projeto: instagram.com/movimenta.cultura, facebook.com/projetomovimentacultura e linktr.ee/movimentacultura.
Formação e geração de oportunidades por meio da arte e da cultura
A oficina “Elaboração de Projetos Culturais” vai ensinar sobre todas as etapas de criação de um projeto cultural. Desde a concepção de uma ideia à escrita do projeto, passando pela estruturação do projeto em leis de incentivo à cultura e a captação de recursos. A atividade será ministrada pela professora Cris Moreira, gestora cultural, atriz e especialista em Gestão Cultural e em Ciência Política.
Já a oficina “Empreendedorismo Cultural” vai apresentar informações sobre Economia Criativa, segmento que ganha cada vez mais força no Brasil e no mundo. Através de conteúdos e exercícios, a atividade mostrará novas perspectivas para negócios, projetos, serviços e produtos ligados à cultura e integrados à natureza e ao território, a fim de fortalecer os setores econômicos. A oficina será ministrada por Jussara Rocha, Empreendedora social, historiadora e especialista em Governança em Rede e Desenvolvimento Territorial, gestão de negócios criativos e projetos de impacto social.
O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Sobre o Centro Cultural Tatajuba
O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para acompanhar as ações, acesse as redes sociais: instagram.com/centroculturaltatajuba e facebook.com/centroculturaltatajuba
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Adolescente que caiu de roda gigante no AM inicia fisioterapia em hospital
Ativistas ambientais destroem pintura do século 17 em Londres
Ludmilla explica erro ao cantar Hino Nacional no GP de Interlagos: “Uma falha no som”
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱