×
Reconhecimento

Projetos que beneficiam migrantes e refugiados venezuelanos em Manaus concorrem a prêmio

Organização concorre ao prêmio Jaraqui Graúdo, a maior premiação do ecossistema de inovação e startups em Manaus

Manaus (AM) – A Organização da Sociedade Civil (OSC Hermanitos) é finalista na categoria “Negócios de Impacto Social”, da Jaraqui Graúdo, a maior premiação do ecossistema de inovação e startups em Manaus. A cerimônia será realizada no dia 29 de novembro, durante a programação da ExpoAmazônia.

O prêmio é concedido anualmente pela Jaraqui Valley, que visa facilitar as conexões entre empreendedores e negócios de impacto, além de reconhecer atores e organizações que fazem a diferença na cidade.

Com atuação desde 2019, a OSC Hermanitos concorre em “Negócios de Impacto Social”, categoria que valoriza o empreendedorismo social. Um dos projetos desenvolvidos nessa área é o “Mujeres Fuertes”, com a coordenadora Ana Vasconcelos. A iniciativa beneficia mulheres migrantes, sendo mães solos com o sonho de abrir o seu próprio negócio nas áreas de beleza, estética e gastronomia.

Outras duas iniciativas de destaque do Hermanitos são o “Jóvenes en Acción”, projeto voltado para a qualificação profissional de adolescentes e jovens venezuelanos em busca do primeiro emprego. E o “Banco de Talentos”, uma plataforma que reúne mais de três mil currículos de profissionais venezuelanos em diversas áreas, e que sensibiliza empresários e líderes de RH (Recursos Humanos) sobre a importância de contratar migrantes e refugiados venezuelanos.

O Hermanitos ainda realiza outras atividades beneficientes como “Sopão Hermanitos”, que distribui mais de 300 copos grandes sopas para pessoas em situação de vulnerabilidade social; o “Integrando Horizontes” com ações diversas. Entre as quais: eventos de socialização entre brasileiros e venezuelanos, atividades profissionais e cursos profissionalizantes, iniciativas contra xenofobia e muito mais; e a “Arena da Amizade”, que oferece aulas gratuitas de beach tênis para crianças e adolescentes em bairros periféricos de Manaus.

Tulio Duarte, diretor presidente do Hermanitos, destaca a dedicação de colaboradores, voluntários e parceiros.

“Essa indicação é uma honra e valida o esforço conjunto para fazer a diferença em Manaus. Estamos comprometidos em continuar promovendo ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e para a inserção positiva de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas no mercado de trabalho. Isso não seria possível sem esforço e colaboração de tantas pessoas”,

agradece.

Em agosto, a OSC Hermanitos também conquistou o segundo lugar na categoria “Desenvolvimento” do Prêmio Ser Humano Regional, no 20º Congresso Amazônico de Recursos Humanos (CONAMARH). Já em outubro, a instituição ficou em terceiro lugar na categoria “Desenvolvimento” do Prêmio Ser Humano Brasil, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil).

Mais premiações

Tulio Duarte também concorre nas categorias: “Empreendedor do Ano”; “Espaço de Inovação”, “Assessoria e Consultoria” e “Aceleradora” como sócio-diretor da Venture Hub Manaus; e na “Startup Revelação” como co-fundador da AeroRiver – Barco Voador.

“Fico muito agradecido em ser reconhecido pelo trabalho no Hermanitos, na Venture Hub Manaus e no AeroRiver. Acredito que a inovação é a chave para enfrentar os desafios sociais de nossa época e entendo que o compromisso da inovação é melhorar a vida das pessoas, tornando o mundo um lugar melhor para todos. Sem dúvidas, a prosperidade econômica e empoderamento de pessoas é uma forma essencial de desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária”, finaliza.

Sobre o Hermanitos

A OSC Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Projeto de Manaus para inclusão de venezuelanos no mercado profissional disputa premiação

Contratação de refugiados venezuelanos ganha destaque na Expo ABRH Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *