×
Bem-estar

Amazonas figura entre os estados com menor retorno de impostos à sociedade, aponta estudo

Brasil tem poucos investimentos que venham a melhorar a qualidade de vida da população como um todo

Foto: UNICEF/BRZ/Giacomo Pirozzi

Manaus (AM) – O Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES), que avalia se os impostos arrecadados são usados de maneira eficaz para melhorar a qualidade de vida das pessoas, indica que o Brasil está na última posição, entre os 30 países analisados. 

O levantamento apontou ainda que o Amazonas figura entre os estados com menor índice de retorno ao bem-estar da população. Além dele, estão: Bahia, Maranhão, Alagoas e Rondônia.

O IRBES diz que a Irlanda, pelo quinto ano consecutivo, apresenta o melhor índice de retorno de impostos ao bem-estar da sociedade. Na sequência, o ranking aponta Suíça, Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul.

“Quando nós pensamos na aplicação desses recursos em investimentos que venham a melhorar a qualidade de vida da população como um todo, a gente vê realmente muito pouco com relação a isso. Nós temos corte em educação, corte em saúde, corte… cortes em muito do que é principal e essencial para melhorar a qualidade de vida da nossa população”,

destaca o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi.

No Brasil, o estudo indica que as cinco unidades federativas que se destacam são: Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

*Com informações do site MoneyTimes

Leia mais:

Doação do Imposto de Renda pode beneficiar projetos sociais de instituições filantrópicas

Pesquisa aponta que impostos e juros altos são os maiores vilões do custo Brasil

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *