×
Escola Musical

Projeto de escola musical gratuita em Itacoatiara (AM) recebe apoio do Governo

A ação beneficia cerca de 200 famílias na “Cidade da Canção”

Manaus (AM)- O projeto “Dó, Si, Música (Doce Música)”, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), tem função transformadora na vida de crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social no município.

A ação tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via edital Prêmio Equipa Cultura 2021, e beneficia cerca de 200 famílias na “Cidade da Canção”.

O governador Wilson Lima participou, nesta quinta-feira (3), da entrega dos instrumentos do projeto da Associação Mãos Solidárias, que foi a entidade contemplada no edital. Com o recurso do prêmio, a instituição adquiriu 100 flautas, 30 violões e 8 teclados, além de acessórios musicais utilizados nas aulas.

De acordo com o secretário Marcos Apolo Muniz, com os equipamentos adquiridos com a verba da premiação, por meio do projeto, a cidade ganhará, pela primeira vez, cursos musicais gratuitos de Flauta, Teclado e Violão para idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“São crianças que certamente estarão na sociedade compreendendo a importância da arte e da cultura para a formação da sua personalidade. Certamente isso os auxiliará no que diz respeito à relação dele com os colegas, com a escola e com o ensino. Tudo isso nesse processo realmente transformador que a cultura proporciona”, destacou o secretário de Cultura.

Inscrita no curso de violão, Josiane de Sousa Freitas, de 18 anos, conta que começou o curso de Teatro na instituição e viu seu desempenho pessoal mudar totalmente a partir das aulas.

“Na aula de teatro aprendi a me expressar, desenvolver, porque era tímida. O professor me ajudou muito a me expressar, a falar mais alto. É muito bom estar nessas aulas. Agora, com a aula de violão, quero me desenvolver muito mais, evoluir e crescer. Eu tenho um sonho de servir na Marinha (do Brasil) e, quem sabe, poder tocar lá”, disse a aluna.

Fotos: Lucas Silva/Secom e Gisele Rodrigues/Secretaria de Cultura

Incentivo ao estudo

Segundo o presidente da Associação, Devilson Matos, o projeto ultrapassa as paredes da instituição. Todas as vagas para as turmas de violão e teclado, nos períodos matutino e vespertino, foram preenchidas. Conforme o presidente, restam cerca de 16 vagas apenas para flauta, e as inscrições podem ser realizadas na secretaria da instituição, na rua Parintins, 2.859, bairro São Cristóvão, em Itacoatiara.

“O nosso projeto tem a contraproposta que as crianças estejam estudando, que não tenham faltas em grande quantidade, mantenham as notas no padrão, e isso tem melhorado muito, tanto na escola quanto em casa”, pontuou o presidente.

O edital Prêmio Equipa Cultura 2021, que contemplou o projeto da Associação Mãos Solidárias, foi publicado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e faz parte do programa +Cultura, um pacote de ações voltadas ao setor, lançado em 2021.

*Com informações da assessoria

Fotos: Lucas Silva/Secom e Gisele Rodrigues/Secretaria de Cultura

Leia mais:

Comediante que mora em Manaus faz sucesso com humor do cotidiano

Filmes de Festival Francês estreiam no Cine Casarão

Festival de Calouros do Sesc abre inscrições

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *