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Comerciantes amazonenses esperam aumento de vendas nas festas de final de ano

Passado período de forte estiagem, comércio se recupera com as vendas de final de ano

Manaus (AM) – As festas de fim de ano são aguardadas por todos principalmente os varejistas, sendo um momento oportuno para movimentar as vendas e conseguir mais lucro. Em reflexo, surgem boas expectativas para esse período do Amazonas, mesmo após longos meses de estiagem, que dificultaram o transporte de produtos.

“Os indicativos apontam, de fato, que a movimentação deve ser maior do que a do ano passado em função do processo de recuperação econômica. Tivemos o crescimento do produto interno bruto do Amazonas de R$ 116,019 milhões em 2020 e alguns prognósticos de crescimento na abertura de empresas. O que leva a crer que podemos ter realmente boas vendas natalinas, mesmo levando em consideração a questão da seca, pelo menos para Manaus”,

afirmou a economista Denise Kassama 

As estimativas geradas por modelos do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio de uma série histórica que abrange o primeiro trimestre de 2010 até o quarto trimestre de 2020 trouxe como resultados  estimados para o PIB do Amazonas para os anos de 2021, 2022 e 2023, foram, respectivamente, R$ 127,992; R$ 135,040 e R$ 141,202 bilhões.

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Natal 2023, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 51% dos entrevistados pretendem usar o 13º salário para comprar presentes de fim de ano. De todos os entrevistados, 98% informaram que irão  às compras neste ano.

Os itens apontados como preferenciais são: vestuário (61%), calçados (60%) e perfumes e cosméticos (45%).

No interior do Estado, a projeção econômica aponta que mesmo com os contratempos enfrentados pela severa estiagem, o saldo de compras ainda vai ser maior, que o ano de 2022. 

“O interior acredito que a gente ainda vai ter alguma dificuldade por conta da seca e da dificuldade de acesso. Mesmo assim, no cômputo geral, se espera que a gente tenha um saldo superior a 2022”,

declarou Kassama. 

Os dados apresentados pelo IFPEAM, mostram que os brasileiros estão dispostos a presentear. Ainda assim, muitos não abrem mão de economizar e vão atrás de bons descontos e promoções. Dessa forma, pode esperar a busca por promoções de peças como: blusas, calças, vestidos, tênis femininos e masculinos, chinelos, sandálias, maquiagens e outros.

Empresários otimistas

Empresária Mayra Alves Foto: Acervo Pessoal

A empresária Mayara Alves, que atua há seis anos no ramo da beleza trabalhando no espaço “Mayara Alves”, como especialista em Micropigmentação, tem altas expectativas para o mês de dezembro, com o aumento da demanda. 

“Comparado há anos anteriores, o mercado está mais devagar, as clientes não estão programando com antecedência os seus procedimentos, mas sabemos que quanto mais próximo das datas festivas mais a procura aumenta”,

conta.

Uma das estratégias utilizada pela empresária é oferecer promoções aos clientes e fechar parceria com outra profissional da área.  

“Tenho pretensão de fechar parceria com uma profissional da área, na tentativa de montar combos que mais saem com serviços além dos que ofereço. Vou também ajustar a agenda com horários mais flexíveis e promoções também fazem parte de uma estratégia para esse mês de dezembro.”

Conforme o levantamento, em média 5% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 80, e 45% dos entrevistados pretendem gastar entre R$ 81 a R$ 200 e 29% dos entrevistados informaram pretensão de gasto entre R$ 201 a R$ 300, sendo que 21% dos entrevistados pretendem investir um pouco mais gastando acima de R$ 400,00 com os presentes de Natal.

De acordo com o resultado nesse item, constatou-se que a preferência continua por produtos essenciais do dia a dia do consumidor como: Vestuário (61%) Calçados (60%) Perfumes e Cosméticos (45%). Os Brinquedos (36%) se mantiveram na quarta posição na tabela, de acordo com o levantamento feito em 2022. Como presentes de Natal, para 2023, aparecem como opções de presentes os acessórios (19%) como cintos, bolsas e lembrancinhas.

Shoppings 

O setor de vestuário, tecidos e calçados é o que estima a maior alta para o mês de dezembro, após meses em queda. As vendas nos shoppings durante esta semana que antecede o Natal deve somar R$ 5,6 bilhões, segundo estimativa da Abrasce. Sendo assim, haverá uma alta de 16% em relação ao mesmo período de 2020.

De acordo com a Abrasce, o valor médio gasto nas compras dos presentes neste ano é de R$ 219, sendo 11,2% maior que no ano passado e 17,7% maior do que em 2019. Além do varejo, outros setores preveem alta nas vendas durante essa semana, como os marketplaces e serviços de delivery e drive thru.

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