Manaus (AM) – Uma das maiores tradições natalinas em todo o mundo, o panetone não pode faltar na mesa dos brasileiros e, a cada ano, chega às prateleiras com novidades para surpreender os consumidores. Este ano, uma das apostas são os panetones artesanais, com fermentação natural e com opções diversificadas e diferenciadas, para tirar o fôlego dos convidados da ceia ou que forem com eles presenteados.
Os produtos podem ser adquiridos no Pátio Gourmet, que possui três lojas físicas em Manaus. Uma na avenida Djalma Batista, Chapada; outra na rua Terezina, Adrianópolis; e na Via Láctea, conjunto Morada do Sol, Aleixo.
No ano passado, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), foram vendidas 47,8 mil toneladas de panetones no período de novembro a dezembro. A expectativa é um crescimento de 5% para este ano.
A linha especial de panetones artesanais foi criada pelo chef Lucas Pyetro. Com sabor marcante, fruto de ingredientes selecionados e importados da Itália, eles prometem conferir toques de delícia à ceia natalina.
“O segredo da massa, feita artesanalmente, é a fermentação natural por 72 horas, para intensificar o paladar, aliado a técnicas especiais que desenvolvemos”,
explica o chef Lucas Pyetro.
As linhas oferecidas no Pátio Gourmet vão do panetone tradicional ao chocotone, minis panetones e os sabores trufados nas versões kit kat, ninho, prestígio, galak, brigadeiro, doce de leite com ameixa, nutella e o panetone coberto, além da linha especial com os sabores pistache e ferrero rocher.
Os produtos estão disponíveis nas lojas físicas e também para encomenda para quantidades maiores. Os orçamentos e pedidos podem ser feitos pelos telefones 0800 018 0016 92 98124-6340 ou pelos e-mails [email protected]; [email protected]; ou [email protected].
Chef
Lucas Pyetro é formado em Gastronomia, com pós-graduação em Gestão Gastronômica pela PUCRS e em Chocolatier pela Castelli Escola Superior de Hotelaria e Chocolateria. Também é especialista em Confeitaria Fina pela Lê Cordon Blue Paris. Com passagens por Espanha, Itália, França, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Marrocos e Holanda, possui mais de 85 cursos na área de confeitaria. Atualmente, responde pelas confeitarias, padarias e cafeterias do Pátio Gourmet.
Panetone
O nome vem do italiano “Pani di Toni”, literalmente Pão do Toni. Isso porque foi uma receita criada por um padeiro italiano (o Toni), da cidade de Milão. E se tornou um patrimônio da gastronomia e cultura italiana, protegido por decreto assinado em 2005, que determina as quantidades mínimas de cada ingrediente, aplicado ao panetone tradicional, aquele com frutas cristalizadas.
O Pani di Toni se tornou popular no século XX graças a Angelo Motta, dono de uma padaria de Milão, que adicionou fermento natural à receita e a embrulhou em papel manteiga, dando o formato pelo qual é hoje comercializado o panetone.
No Brasil, o panetone chegou com os imigrantes italianos refugiados da II Guerra Mundial e se tornou um queridinho do Natal, ganhando novas versões criativas, como chocotones e panetones salgados.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Espetáculo ‘Um Sonho de Natal’ reunido 25 mil pessoas na Ponta Negra, em Manaus
Temporada natalina começa no Largo de São Sebastião, em Manaus; veja programação
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱