×
Aceleração do Crescimento

Porto de Manaus será inserido no PAC, anuncia Eduardo Braga após reunião com presidente

Esse foi um dos quatro temas tratados nesta terça-feira (12) durante uma reunião entre o presidente Lula e Braga

Divulgação

Brasília (DF) – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou a inclusão do Porto de Manaus entre as prioridades do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa foi uma das pautas, dos quatro temas tratados nesta terça-feira (12), durante uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Braga, que ocorreu no início da noite no Palácio do Planalto.

A reunião durou cerca de uma hora e contou com a participação do senador Omar Aziz (PSD-AM). O presidente Lula tratou sobre outras pautas pontuais do Amazonas, como a importância da manutenção da competitividade da Zona Franca de Manaus e a urgente necessidade de recuperação da BR-319.

A reforma tributária também entrou na pauta da conversa de Lula com Braga, que foi o relator da PEC no Senado. A expectativa é de que a matéria seja promulgada ainda este ano, após a nova votação na Câmara dos Deputados.

Nas redes sociais, o senador informou detalhes da visita ao presidente.

“Em uma conversa de uma hora no Palácio do Planalto, eu e o presidente ainda falamos sobre a necessidade urgente de aceleração das obras de recuperação da BR-319 e a importância da Zona Franca de Manaus na conservação da floresta do nosso Amazonas. Graças à ZFM é que mantemos 97% da floresta do estado em pé! Claro que a reforma tributária também entrou na pauta dessa reunião, que contou a participação também do senador Omar Aziz”,

publicou.

Outro tema tratado na reunião com Lula foi a recuperação da BR-319. Segundo Braga, o presidente foi informado da atual situação da rodovia e das negociações em curso dentro do Grupo de Trabalho criado para acompanhar as obras.

“Pedimos ao presidente que chamasse esse grupo de trabalho para que ele pudesse estabelecer prazos e a implementação de algumas soluções, que já são possíveis de serem implementadas com a licença prévia que foi concedida no final do ano passado. Afinal de contas, já são mais de 15 anos de estudos elaborados com respostas sobre o impacto ambiental, sobre a fauna, flora, populações indígenas e demarcação de parques, etc”,

observou Braga.

Segundo o senador, o presidente Lula concordou e pediu ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, tomasse providências sobre o assunto e o incluísse em uma reunião presencial para tratar especificamente da BR-319. Braga destacou a importância modal da BR-319 para a segurança logística alimentar, econômica e social de uma região com mais de 20 milhões de brasileiros.

“Nesta estiagem, nesta seca, se não fosse a situação da BR-319 ter melhorado, ser trafegável, muito provavelmente a logística da cidade de Manaus, e até mesmo de Boa Vista, estaria definitivamente comprometida, porque o rio Madeira ficou praticamente inavegável e no rio Amazonas os navios não conseguiram, durante mais de 30 dias, passar do estreito de Tabocal. Assim, nós ficamos abastecidos por logísticas muito difíceis e parte dessa logística foi da BR-319 com todas as suas dificuldades”,

acrescentou o senador.

Leia mais:

Senado aprova taxação de apostas esportivas online

Omar Aziz se reúne com Lula para investimentos no Amazonas e debate sobre a reforma tributária

Reforma Tributária será votada na Câmara na próxima semana, afirma relator da proposta

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *