×
TEMPORAL

AM entra em ‘alerta laranja’ com perigo de chuvas intensas, aponta Inmet

Cidade está sob alerta laranja, desde está segunda-feira (18), às 9h até a terça-feira (19), às 09h

Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Manaus amanheceu coberta por intensa neblina na manhã desta segunda-feira (18) e promete chuvas intensas para os próximos dias. Diferente dos registros de meses atrás, quando a péssima qualidade do ar era referente a queimadas, desta vez o causador é a queda brusca de temperatura e previsão de chuvas intensas para os próximos dias.

 Altos índices de chuva

De acordo com os índices pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgados pela Defesa Civil do Amazonas no último domingo (17), pelo menos cinco regiões da capital registraram um acumulado de precipitação acima de 30 mm. Além disso, outros três municípios do Amazonas apresentaram altos índices de acúmulo de chuva.

Rio Preto da Eva (Paz) com 63,2 mm; Manaus (Bairro da União) com 57,44 mm; Manaus (Igarapé do Mindu) com 54,4 mm; Manaus (Santa Etelvina) com 53,02 mm; Boa Vista do Ramos (Centro) com 52,03 mm; Manaus (Mauazinho) com 35,3 mm; Iranduba (Cacau Pirera) com 35,06 mm e Manaus (Jorge Teixeira) com 30,95 mm.

Alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um comunicado informando que o Amazonas (juntamente com Pará e Mato Grosso) está sob “alerta laranja”, desde esta segunda-feira (18), às 9h até a terça-feira (19), às 09h. Ou seja, a região pode receber chuvaa entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, também poderá receber ventos intensos  que vão de 60 a 100 km/h).

Instruções:

  • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
  • Em caso de rajadas de ventos: (Não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de quedas e descarga elétricas)
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil do seu município.

Recomenda-se entendimento das informações técnicas contidas no Aviso e adoção de medidas de preparação conforme a situação constatada em campo e constantes no Plano de Contingência Municipal.

O órgão alerta também sobre a possibilidade de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Leia mais:

Chuva causa estragos na sede Procon-AM e atendimento é suspenso nesta segunda (18)

Zona Sul de Manaus foi a mais afetada com a forte chuva deste domingo (17)

Chuva forte provoca alagamento de rua e deixa carros submersos em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *