×
Desobrigação

Wilson Lima decreta fim do uso de máscaras no Amazonas

Segundo o governador, isso é possível após a diminuição de casos de internação, mortes e casos confirmados de Covid-19 no Estado

Anúncio foi feito por meio de redes sociais (FOTO: Divulgação)

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou, na manhã desta quarta-feira (23), o fim do uso de máscara em locais fechados e abertos em todo o estado. O anúncio foi feito pelas redes sociais.

Segundo o governador, isso é possível após a diminuição de casos de internação, mortes e casos confirmados de Covid-19 no Estado. A recomendação entra em vigor hoje e complementa decisão anterior que já havia desobrigado o uso em ambientes abertos.

“Nós temos números epidemiológicos favoráveis, os números de internações diminuíram significativamente. O estado do Amazonas tem a menor taxa de letalidade do país. Estamos recomendando a desobrigação do uso de máscara, mas é importante que as pessoas entendam, e nós vamos continuar vacinando, que a vacina é a arma mais importante contra a Covid-19”, disse o governador.

Com as novas recomendações, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Amazonas decidiu encerrar as atividades do comitê, que poderá ser reativado a qualquer momento pelo governador Wilson Lima.

O monitoramento dos indicadores da pandemia, tanto de vigilância epidemiológica quanto da rede assistencial, permanece sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

“Vamos continuar monitorando, a pandemia ainda não acabou. Essa é uma nova fase”, disse o secretário da SES-AM, Anoar Samad.

Baixo risco

Conforme dados da Matriz de Avaliação de Risco da Covid-19, elaborada pela FVS-RCP, o Amazonas entrou na Fase Verde, com risco muito baixo para a doença. A matriz considera seis indicadores, analisados nos últimos 14 dias: previsão de esgotamento de leitos UTI; variação do número de óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave); mortalidade por SRAG; variação do número de casos de SRAG; incidência de casos por SRAG; e taxa de positividade para Covid19.

O Amazonas é o último do país no ranking de letalidade, com 0,2 – a taxa considera a proporção entre o número de mortes pela Covid-19 e o número total de casos positivos. São Paulo, onde o uso de máscara está desobrigado incluindo em locais fechados, apresenta taxa de letalidade igual a 1,6. O Amazonas tem a segunda menor taxa de mortalidade do país, com 7,5, sendo a média nacional igual 18,2. Os dados são do Ministério da Saúde.

Desde o último dia 12, o Governo do Amazonas havia suspendido o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos no Amazonas, deixando a critério das Prefeituras de cada município optar ou não pelo uso obrigatório em espaços públicos.

Diante da redução de casos, mortes e internações, o Amazonas retornou à fase amarela, de baixo risco para transmissão do novo coronavírus. A decisão veio após nova avaliação do Comitê institucional de Combate à Covid 19, considerando a ampliação do esquema vacinal no Estado.

Veja o vídeo

Leia mais:

Amazonas não registra morte por Covid-19 nesta segunda (21)

Manaus deixa de obrigar uso de máscaras em ambientes abertos nesta quarta (16)

Amazonas decreta fim do uso obrigatório de máscaras em locais abertos

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *