Novo Airão (AM) – Um homem, de 35 anos, foi preso e 435 quilos de maconha, tipo skunk, foram apreendidos durante ação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), nesta terça-feira (6), no Rio Negro, nas proximidades do município de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus). A carga foi avaliada em R$ 8,7 milhões.
A operação recebeu o apoio da Base Arpão II, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel Alysson Lima, policiais militares da COE realizavam patrulhamento fluvial no rio Negro, por volta das 3h da madrugada, quando identificaram um homem em atitude suspeita tentando fugir.
“Ele estava descendo o Rio Negro e, durante abordagem, o suspeito saltou caindo no rio. As equipes resgataram ele e efetuaram a prisão. Após verificar a embarcação foi encontrada essa quantidade (435 quilos) de entorpecentes, que estavam dentro de 11 sacos”,
explicou o comandante do CPE.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, destacou o resultado das ações realizadas pela instituição de combate ao tráfico de drogas.
“Essa é mais uma operação do trabalho que a Polícia Militar do Amazonas vem fazendo no estado, em conjunto com órgãos que compõem o Sistema de Segurança. Temos um trabalho com informações de inteligência daquela área da calha do Rio Negro e as equipes de Inteligência da PMAM, juntamente com a COE, conseguiram êxito na apreensão de mais de 400 quilos e uma pessoa presa”, ressaltou o comandante-geral.
O homem e o material apreendido foram encaminhados para o Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), onde as investigações irão continuar no intuito de identificar e prender outros envolvidos no crime.
Combate ao crime organizado
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinicius Almeida, destacou o apoio dos Governos Federal e Estadual às forças de segurança no trabalho repressivo de desestruturar organizações criminosas que atuam no estado.
“Esse trabalho vai continuar e o objetivo final é que possamos desestimular a rota do tráfico aqui na região, uma rota que não só influencia na capital, mas também em todo o estado brasileiro. Nós temos um apoio importante do Governo Federal através da Operação Hórus e não somente isso, a determinação do governador Wilson Lima em aparelhar as instituições de modo que a gente possa ir para os rios bem equipados. Essa ação, por exemplo, foi feita com o apoio aproximado da Base Arpão II”, destacou o secretário.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Apreensão de mais de 350 quilos de skunk resulta em dez prisões no interior do AM
Maior apreensão de armas na história do Amazonas rende premiação do governador Wilson Lima
Operação prende trio e apreende carga de drogas avaliada em R$ 50 milhões
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱