Manaus (AM) — A Polícia Federal (PF) deu início, na sexta-feira (9), à Operação Nirmata, em Manaus. O objetivo da ação é apurar os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral contra o prefeito David Almeida com uso de inteligência artificial, onde um áudio com a voz David xingava os professores da rede municipal, chamando-os de “vagabundos” por exigirem o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O responsável pela operação e titular da Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional da Polícia Federal no Amazonas, Rafael Grummt, fez o balanço da primeira fase. Conforme investigação, o áudio foi criado profissionalmente por um designer que atua em três empresas de publicidade.
As três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da “fake news”, foram alvos de mandados de busca e apreensão. Foram apreendidas mídias computacionais, bem como os suspeitos intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal. O material passará por perícia, que deve identificar a ligação do designer com as empresas.
As investigações apontam que o material pode ter sido encomendado visando prejudicar o prefeito.
“Neste primeiro momento entendemos haver uma profissionalização com o objetivo claro de difamar o prefeito de Manaus”,
disse o delegado.
As investigações continuarão para elucidar os possíveis mandantes do crime. Conforme a PF, a operação trabalha com a hipótese da participação de grupos políticos no crime.
“Essas empresas têm relações públicas com certos grupos políticos. Nas prestações de contas consta a vinculação com parte eleitoral”, pontuou.
De acordo com o delegado, as investigações continuam na fase inicial. Duas pessoas também estão sendo investigadas por possível ligação com o crime.
Leia mais:
Suspeitos de fazer montagem de áudio com voz de David Almeida são alvos de operação da PF em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱