A Unidos da Viradouro venceu, nesta quarta-feira (14), o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Esse é o terceiro título da agremiação de Niterói, que também foi campeã em 2020 e 1997. A escola também foi a vice-campeã de 2023.
A agremiação foi a última escola a desfilar na Sapucaí na segunda noite de desfiles do RJ, que aconteceu na segunda-feira (12). Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a Viradouro apostou no culto ao vudum serpente como trunfo. O desfile, assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, contou a história das sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada.
O segundo lugar ficou para a Imperatriz Leopoldinense, que venceu no ano passado e a Grande Rio ficou com a terceira posição.
Vale citar que nesta quarta-feira (14), a direção das escolas Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liesa um documento pedindo punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua Comissão de frente, durante o desfile.
No início da apuração, foi informado pelo presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, que a Liga aceitou os recursos, analisará os pedidos, e divulgará o resultado até esta quinta (15).
As escolas alegam que a rival tinha mais integrantes que o permitido na ala e o regulamento prevê perda de até 0,5 na pontuação da agremiação. Entretanto, mesmo que a escola levasse a penalidade, não faria diferença, já que ela venceu com uma diferença de 0,7 em relação ao segundo lugar.
IMPASSE
Vale citar que nesta quarta-feiera a direção das escolas Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) um documento pedindo punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua Comissão de frente, durante o desfile. As escolas alegam que a rival tinha mais integrantes que o permitido na ala e o regulamento prevê perda de até 0,5 na pontuação da agremiação. Entretanto, mesmo que a escola levasse a penalidade, não faria diferença, já que ela venceu com uma diferença de 0,7, em relação ao segundo lugar.
A Comissão de Frente da Viradouro memorável com a serpente demoníaca que só levou dez dos jurados. Ai de quem punir a escola por essa perfeição. #ApuraçãoRJ pic.twitter.com/GBNwNtfCx4
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) February 14, 2024
Confira a classificação completa:
- Unidos de Viradouro – 270 pontos (Campeã)
- Imperatriz Leopoldinense – 269,3 pontos
- Acadêmicos do Grande Rio – 269,2 pontos
- Acadêmicos do Salgueiro – 269,0 pontos
- Portela – 268,9 pontos
- Unidos de Vila Isabel – 268,8 pontos
- Estação Primeira de Mangueira – 268,8 pontos
- Beija-Flor – 268,5 pontos
- Unidos do Tuiuti – 268,3 pontos
- Mocidade Independente de Padre Miguel – 267,2 pontos
- Unidos da Tijuca – 265,7 pontos
- Unidos do Porto da Pedra – 264,9 pontos
*Com informações da CNN Brasil
Leia mais
Escolas levam para avenida desfiles grandiosos na disputa pelo título de campeã em Manaus
Galo de Manaus volta com trios elétricos para o Sambódromo nesta terça de Carnaval
Cantora Ludmilla encerra bloco após foliões passarem mal por conta do calor
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱
Sono italiano e seguo il carnevale di Rio da molti anni ho sfilato con la Beija Flor e sono amico di tutta la famiglia Beija Flor e gli invio un grandissimo abbraccio. Non riesco ancora a credere a questa classifica vorrei che qualcuno mi dicesse che c’è stato un’errore. Comunque FINO ALLA FINE FORZA BEIJA FLOR. SALUTI ROMEO