×
Mutirão de limpeza

Projeto ambiental recolhe mais de 2 toneladas de lixo em igarapé da Zona Norte de Manaus

Ação ocorreu no sábado (17), no igarapé Água Branca, com a participação de mais de 150 voluntários

Foto: Artur Gomes

Manaus (AM) – O projeto Galho Forte, idealizado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), realizou um mutirão de limpeza no igarapé, Água Branca, considerado o último de nascente limpa existente em área urbana, em Manaus, no sábado (17), com a ajuda de mais de 150 voluntários.

A ação teve como principal objetivo mobilizar a população e chamar atenção dos órgãos responsáveis diante do risco iminente de contaminação do igarapé, pois conforme denúncias realizadas nos últimos dias, a nascente do Água Branca teria sido soterrada pela lama causada pelo desmatamento realizado por uma empresa que está construindo ao redor do local.

“Nossa intenção aqui é chamar atenção dos empresários e órgãos públicos. Não podemos deixar que o meio ambiente pague mais uma vez pelo capricho dos homens. Hoje, nós recolhemos mais de 2 toneladas de lixo e 140 pneus e não vamos desistir até sermos ouvidos e respeitados”, destacou o deputado federal Amom Mandel.

Mutirão recolheu mais de duas toneladas de lixo e 140 pneus de igarapé. Foto: Artur Gomes

Galho Forte

Criado no final de 2020, o projeto Galho Forte nasceu como um movimento social participativo, que visa contribuir com a arborização e a preservação do meio ambiente, por meio da educação ambiental, plantio de árvores e afins. As ações são realizadas pelo menos uma vez por mês, nas áreas mais afetadas pela falta de arborização em Manaus, e conta com a ajuda de voluntários e apoiadores.

Atualmente, já plantou mais de 15 mil mudas de árvores e doou outras 2 mil, além de ajudar na instalação e produção de hortas em escolas e instituições.

Sobre o igarapé Água Branca

A origem do igarapé Água Branca fica localizada na reserva permanente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Clube da Jiboia da Aeronáutica, na Avenida Turismo, zona Norte de Manaus. Considerado o único 100% urbano, ele desempenha um papel crucial como fornecedor de água limpa e fria para a Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açú.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Mutirão de cirurgias de catarata inicia em Manaus

Defensoria promove mutirão para reconhecimento de paternidade no interior do AM

Mutirão oferece serviços em 176 unidades de saúde em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *