×
Convocação

Estoque de sangue está baixo e Hemoam convoca doadores do tipo O

As inaptidões têm sido o principal fator para a diminuição do estoque

Divulgação

Nos últimos dias a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou uma queda no número de doações de sangue, o que fez o estoque de O+ e O- ficar crítico. O órgão convoca doadores para comparecerem à Fundação para doação.

O estoque de O+ e O- está com cerca de 10% do necessário para manter o estoque regular. Na quinta-feira, o Hemoam tinha em estoque apenas 30 bolsas de sangue do tipo O.

O número de inaptidões nesse começo de ano tem aumentado devido às doenças sazonais do período, como gripes e até mesmo a dengue e a Covid-19, o que tem impactado nas doações.

O abastecimento crítico é uma ameaça ao atendimento de transfusão na rede pública e privada de saúde, podendo comprometer a realização de procedimentos como cirurgias e transfusões para pacientes de doenças crônicas e câncer, além de vítimas de acidentes.

Requisitos

Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

*Com informações da assessoria.

Leia mais

Estoque de sangue em Manaus despenca pela metade na semana pré-Carnaval, alerta HEMOAM

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *