×
Situação crítica

Estoque de sangue em Manaus despenca pela metade na semana pré-Carnaval, alerta HEMOAM

Média diária foi de 123 doações, queda de mais de 50% no fluxo normal de doadores

Foto: Rafael Marques/Hemoam

Manaus (AM) – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) registrou na última semana uma média diária de 123 doações, uma queda de mais de 50% no fluxo normal de doadores. A situação é considerada crítica devido ao período de Carnaval, que possui alta demanda e requer um estoque de 600 bolsas.

Com o baixo comparecimento desta semana, o estoque caiu para menos de 300 bolsas armazenadas. A tipagem mais afetada pela escassez de doadores tem sido o sangue O +, segundo informações da gerente de captação de doadores, Nívia França.

“Temos uma alta demanda dos hospitais de urgências e emergências neste período de Carnaval. As doações estarem tão baixas nesta semana é um sinal crítico de alerta, sabendo que historicamente as doações na semana de carnaval caem ainda mais”,

alerta Nívia.

Funcionamento no Carnaval

A coleta de sangue funcionará normalmente na segunda-feira (12/02), das 07h às 18h. Na terça-feira (13), não haverá coleta. O retorno da coleta de sangue será na quarta-feira (14), a partir das 13h. Mais informações em: (92) 3655-0100.

Quem pode doar

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, com boa saúde, pesando acima de 50kg, que tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação e que esteja bem alimentada.

O Hemoam está localizado na Av. Constantino Nery, 4397.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Sefaz e HEMOAM realizam campanha para doação de sangue

Estoque de sangue crítico no final do ano faz Hemoam apelar por doadores

Novo hospital do Hemoam tem mais de 90% das obras finalizadas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *