O Ateliê 23 coloca, em circulação, nesta semana, o espetáculo “Da Silva”, com duas sessões gratuitas em Itacoatiara, Manacapuru, Recife, Caruaru, Belo Horizonte e Ouro Preto. A estreia na estrada acontece nesta quarta-feira (28), em Itacoatiara, 16h e 19h, na Associação Cultural Desenvolvimento Humano e Cultural Mãos Solidárias. Em seguida, na quinta-feira (29), é a vez de Manacapuru receber as apresentações, no mesmo horário, na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré.
A programação da companhia amazonense conta ainda com a oficina de danças urbanas com Lore Cavalcanti e bate-papo com o elenco. O projeto é um dos contemplados no Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022.
Segundo o diretor Eric Lima, é a primeira vez que o Ateliê 23 tem estreia de temporada em circulação. A apresentação em Manaus está prevista para o encerramento do circuito, em abril.
“O ‘Da Silva’ era um espetáculo de dança e a palavra de ordem dele era superação. A partir disso, misturamos a proposta com a ideia de cultura popular e usamos as histórias das nossas famílias como metáfora, para falar das famílias brasileiras”, explicou o diretor Eric Lima.
Segundo o diretor, a obra passeia por três linguagens, dança, teatro e música em números individuais.
“No palco, somos quatro intérpretes e quase viramos uma representação da sociedade atualmente, trazendo a nossa experiência para a cena dentro da perspectiva da diversidade e dentro desse recorte do racismo, da homofobia, transfobia, misoginia e machismo”, destacou o artista.
Itinerário
Em março, nos dias 5 e 6, tem “Da Silva” em Recife, no Espaço Cênicas. A apresentação em Caruaru, no interior do Pernambuco, no Teatro Prazeres Barbosa, está confirmada para o dia 8.
O itinerário segue para Belo Horizonte, com sessões nos dias 10 e 11, e finaliza em Ouro Preto, em 13 e 14 de março.
“As pessoas podem acompanhar a viagem por meio de vlogs, em que vamos mostrar como vai ser todo processo”, adianta Eric Lima. Os bastidores vão ser publicados no Instagram (@atelie23).
Equipe
Além da direção, Eric Lima assina coreografia e figurino de “Da Silva”. O artista também compõe o elenco junto com Andira Angeli, Guilherme Bonates, Lore Cavalcanti e Taciano Soares.
A assistência de direção é de Fernanda Seixas e Taciano Soares e a assistência coreográfica de Lore Cavalcanti. As composições são de Andira Angeli, Eric Lima, Enos Lopes, Guilherme Bonates, Lore Cavalcanti e Thais Vasconcelos.
A iluminação é de Titto Silva, cenotécnica e costura de Andira Angeli e Lore Cavalcanti e produção executiva de Camila Andrade. O cenário tem assinatura de Taciano Soares, também coordenador de produção.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Companhia Ateliê 23 seleciona produtores culturais para projetos de 2024 em Manaus
Ateliê 23 apresenta ‘Ouve de Natal’ no Teatro da Instalação
Ateliê 23 vence categorias do Prêmio Cenym de Teatro Nacional
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱