A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29), em Manaus, a Operação Acta Passio, que visa desarticular ação de falsificadores de documentos pessoais, atestados e laudos médicos utilizados na fraude a concessão de benefícios do INSS como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Durante as investigações, foram apontados dois irmãos como principais suspeitos, que criavam documentos falsos e utilizavam das novas identidades para se tornarem beneficiários, e assim, sacar os valores depositados pela Previdência Social.
Policiais Federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações.
A investigação se iniciou a partir do relatório de inteligência previdenciária, gerado pela Polícia Federal e Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), com o auxílio do Núcleo de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social – NUINP, em que constavam benefícios inconsistentes.
As medidas cautelares de busca e apreensão visam obter elementos que comprovem a prática dos crimes de estelionato previdenciário, falsificação e uso de documentos falsos, além de aprofundar a investigação sobre a participação de terceiros e outros beneficiários.
Leia mais
PF investiga crimes de redução a condição análoga à escravidão em instituto de Itacoatiara
PF afirma que Renato Cariani usou dados de crianças para comprar hormônio do crescimento
PF desarticula rede responsável por áudio falso contra David Almeida
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱