×
tecnologia

Contornando fronteiras: é possível alterar ou simular localização do celular?

Existe uma série de motivos e até benefícios que são obtidos ao simular localização do celular. Entenda por que essa medida é importante e como você pode fazer a alteração no GPS

Simular localização do celular é uma alternativa muito valiosa no mundo tão globalizado e conectado como o atual.

O motivo para usar um modificador de localização varia de usuário para usuário. No entanto, proteger a localização e contornar restrições geográficas estão no topo da lista.

Existem países onde determinados aplicativos, redes sociais, jogos, e até mesmo alguns filmes e séries só estão disponíveis em algumas regiões.

Ou seja, por mais que você tenha um aparelho brasileiro, por exemplo, ao entrar em uma área cuja comunicação é restrita, certos aplicativos param de funcionar. 

Nesse sentido, quem sabe como simular localização do celular possui uma poderosa ferramenta do mundo digital.

Entendo a simulação da localização do celular

Simular localização do celular consiste em modificar as informações transmitidas pelo dispositivo.

Por meio de aplicativos ou softwares especializados, como o Wondershare Dr.Fone, o usuário é capaz de alterar o GPS do telefone para que aparente estar em uma localização diferente.

Todos os aparelhos são programados para emitir altos níveis de precisão para sua localização. Essa função é muito útil para usar aplicativos de trânsito ou para chegar até determinada localidade.

No entanto, quando uma pessoa quer sair sem ser localizada, precisa de um recurso específico de outra localidade, ou quer manter a privacidade, a função atrapalha.

Imagine que você precisa da atualização de um programa específico, mas ela só foi liberada para quem mora no Japão. Alterar ou fazer uma simulação de localização possibilita que você consiga acessar o novo recurso sem sair de casa.

De fato, essa funcionalidade é bastante útil, mas é importante destacar que a mudança pode acarretar em implicações éticas e legais. 

As consequências geradas por simular localização do celular podem ser desde o banimento em jogos online, por ferir as diretrizes, até problemas judiciais como acusações sérias de fraude.

Por isso, antes de alterar sua localização, considere as possíveis implicações jurídicas e a postura que deve ser adotada.

Razões para alterar o GPS do seu celular 

Como mencionamos, existem inúmeros motivos onde simular a localização do celular pode ser muito útil. Pontualmente, destaca-se:

  • Desenvolvedores que precisam testar como aplicativos, sites ou outros programas se comportam em diferentes locais geográficos;
  • Para mostrar aos seus seguidores que você está em um local diferente, seja em prol de publicidade ou privacidade;
  • Impedir que anúncios segmentados sejam mostrados em seu perfil nas redes sociais. Afinal, essas indicações têm como base a geolocalização e os comércios próximos;
  • Da mesma forma, um negócio que deseja se instalar em outro mercado pode mudar a localização para testar a receptividade de suas promoções comerciais;
  • Consulta por estabelecimentos de outros lugares do mundo. Muitas lojas de departamento só permitem acesso ao site se o internauta estiver na mesma região geográfica. O mesmo acontece com companhias aéreas, hotéis, agências de viagens, entre outros. Então, mudar a localização possibilita que a pessoa realize pesquisas como um nativo;
  • Em jogos de realidade aumentada, como o pokémon go pgsharp, simular localização permite que os jogadores avancem em seus objetivos e fases.

Alterar o endereço é útil para inúmeros momentos da vida, seja no âmbito profissional ou pessoal. Mas a pergunta que não quer calar é: como simular localização do celular?

Meios para simular localização do celular

Basicamente, para alterar a localização, o usuário pode usar qualquer aplicativo que seja uma VPN e um GPS Fake. Porém, tudo irá depender do sistema operacional do aparelho.

Além disso, essa ação requer uma mudança nas configurações do seu celular, exigindo que o usuário tenha algumas precauções para evitar problemas.

Antes de iniciar qualquer processo, pesquisa se o aplicativo é confiável, se possui atualizações regulares e qual a opinião de outros usuários.

Conhecer as leis locais, tanto do país onde você está fisicamente, como para o qual irá mudar o GPS, evita problemas judiciais mais graves.

Considerando tudo isso, alguns meios são mais viáveis para que você faça a alteração de modo seguro:

Conhecendo o Wondershare Dr.Fone

Imagem do Wondershare Dr.Fone

O Wondershare Dr.Fone é uma solução completa para gerenciamento de dados, arquivos e também um alterador de localização. Em outras palavras, é um aplicativo necessário para não passar perrengue.

Essa é uma solução totalmente compatível com as mais recentes versões dos sistemas operacionais. E, constantemente, a Wondershare atualiza as funções para abranger novas necessidades dos usuários.

Com interface totalmente intuitiva, o software é capaz de transportar a localização para qualquer lugar do globo com apenas um clique.

Tudo acontece como extrema flexibilidade. Para simular o movimento do GPS é possível usar joysticks tornando os jogos ainda mais legais.

Especificamente em relação ao Pokémon Go, você salta entre diferentes locais no mapa para capturar os pokémons que são mais raros ou lendários.

O programa suporta a modificação de localização de até 5 dispositivos iOS ao mesmo tempo. Em relação aos produtos Apple, não há necessidade de executar jailbreak nos dispositivos.

Para que a simulação seja ainda mais realista, você pode modificar a velocidade de 3,6 km/h, até 108 km/h. Ou seja, é a liberdade para simular caminhadas, passeios de carro, de bicicleta, entre outros.

Todas essas funcionalidades estão disponíveis ao selecionar a Localização Virtual do Dr.Fone. O acesso é feito após baixar, instalar e executar o Wondershare Dr.Fone.

Detalhes do uso Wondershare Dr. Fone

Nessa explicação usaremos como exemplo um dispositivo Android.

Com um cabo USB conecte seu aparelho ao computador. A seguir, selecione a opção “Localização Virtual” na barra de ferramentas do Wondershare Dr.Fone.

Na janela aberta, clique em “Começar” para continuar. 

Um mapa aparecerá, bem no meio da tela, clique em “Sem dispositivo”, selecione Android e clique em “Seguinte”.

No seu celular dê permissão para que o Dr.Fone possa se conectar, e siga as instruções descritas no programa para ativar as Opções do Desenvolvedor no Android.

Quando voltar ao mapa, use o “Modo de Teletransporte” para iniciar a viagem. Essa função é a primeira no canto superior direito – parece um círculo com riscos.

Imagem do Wondershare Dr.Fone

Após ativar a funcionalidade, clique na barra de pesquisa para indicar o local para onde deseja que o GPS seja transferido. Feito isso, aperte o botão “Enter” em seu computador, para dar prosseguimento.

Agora você será direcionado para o endereço informado e o mapa exibirá o local para que a localização seja confirmada. Caso não seja o ponto específico que precisa, clique em “Mover-se para aqui” para se direcionar ao local correto.

Instantaneamente a localização do seu celular será alterada para o ponto selecionado e exibido no mapa. Para confirmar que o processo deu certo, abra um aplicativo de mapas no smartphone e verifique onde aponta ser a sua localização atual.

A partir do momento que quiser voltar a usar a localização real do GPS, basta reiniciar o dispositivo. Fique tranquilo, quando você fechar a Localização Virtual, o Wondershare Dr.Fone irá lembrá-lo dessa ação.

Com o modo desenvolvedor do Android

Usuários de aparelhos Android podem optar por usar o modo desenvolvedor e configurar um aplicativo para simular localização. Esse é um dos truques para o smartphone que pode ser útil, mas requer maior conhecimento técnico.

Para simular a localização, acesse as configurações do dispositivo Android e em seguida vá até a opção “Sobre o telefone”.

Então, toque várias vezes sobre o número da versão do Android e confirme a ativação da opção de desenvolvedor.

Agora você precisará voltar até o menu de configurações e acessar “Opções do desenvolvedor”.

Optando por modificar a localização dessa forma, será necessário usar um aplicativo extra que simule a localização. É só acessar a loja do aparelho, instalar e configurar a localização desejada. 

Assim que selecionar o local desejado, retorne às configurações de desenvolvedor e selecione o aplicativo instalado recentemente como um simulador de localização.

Agora é só testar e confirmar se o processo deu certo. Quando não estiver mais usando, lembre-se de desativar essa simulação.

Opte pelo meio mais seguro

Os aparelhos iOS também possibilitam essa mudança com o modo “desenvolvedor”. Porém, é necessário realizar o jailbreak – um processo exploratório bastante inseguro e que não é recomendado pela fabricante.

Deu para perceber que meios para fazer essa alteração existem, e são variados. Porém, alguns deles podem corromper seu aparelho e comprometer a estabilidade.

Em resumo, das opções apresentadas, o Wondershare Dr.Fone é a mais segura e eficiente para simular localização do celular.

Além disso, o programa é um gerenciador de dados capaz de recuperar arquivos e de solucionar todos os problemas do seu telefone.

Agora você já sabe que é possível e como fazer para simular a localização do celular. Não esqueça de sempre pesquisar as leis e regulamentos antes de usar a funcionalidade.

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *