×
gesto de humildade

Papa Francisco rompe tradição e lava pés de mulheres em presídio

Cerca de 200 espectadores, entre funcionários do presídio, outras detentas e a imprensa, testemunharam a cerimônia.

Divulgação

Um um ato simbólico que relembra a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, o Papa Francisco realizou um gesto de humildade e misericórdia ao lavar e beijar os pés de 12 mulheres detentas no presídio feminino de Rebibbia, situado na capital italiana. Cerca de 200 espectadores, entre funcionários do presídio, outras detentas e a imprensa, testemunharam a cerimônia.

“Jesus não se cansa de perdoar. Somos nós que, muitas vezes, nos cansamos de pedir perdão”, proclamou o Papa Francisco durante a cerimônia. Ele continuou: “o Senhor nos espera sempre de braços abertos”.

As detentas entregaram ao Papa uma cesta contendo verduras cultivadas por elas mesmas na horta da prisão, além de um terço e uma estola, itens produzidos nos laboratórios da penitenciária. Em retribuição, o líder da Igreja Católica presenteou as mulheres com uma imagem de “Nossa Senhora” e ovos de chocolate.

Esta foi a primeira vez que um Papa escolheu exclusivamente mulheres para participar da cerimônia de lava-pés, destacando uma continuidade no pontificado de Francisco em aproximar a Igreja de grupos marginalizados ou esquecidos pela sociedade.

O Papa abriu as celebrações do Tríduo Pascal com a Missa do Crisma na Basílica de São Pedro, e enfatizou a necessidade de amor, lágrimas pelos afastados da fé e um alerta contra a hipocrisia clerical.

*Com informações do SBT News

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *