×
doença

Amazonas registra primeira morte por dengue, aponta Ministério da Saúde

No Amazonas, este ano foram 19.955 notificados casos suspeitos de arboviroses

Manaus (AM) — Manaus registrou a primeira morte por dengue, na quinta-feira (28), conforme o Ministério da Saúde (MS), responsável por monitorar a doença no país. Essa é a primeira morte da doença no Amazonas, conforme painel de monitoramento do MS.

Conforme o último informe epidemiológico, no Amazonas, no período de 1º de janeiro até esta quinta-feira (28), foram 19.955 notificados casos suspeitos de arboviroses, sendo confirmados, por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, 3.290 para dengue, 7 para Chikungunya, 28 para Zika, especificamente por critério laboratorial, 2.480 casos de Febre Oropouche, 38 casos de Febre do Mayaro. Os dados constam no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e no Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses: Manaus (7.105), Tefé (1.194), Manacapuru (1.019), Coari (786), Carauari (740), Tonantins (735), Lábrea (706), Iranduba (645), Codajás (498), e Envira (476).

Prevenção

A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.

Além dessas medidas, a prevenção contra a Febre Oropouche envolve, ainda, evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9h e 16h horas), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, recomenda-se o uso de repelentes.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Com dengue, mulher morre após voltar de UBS, desmaiar e bater a cabeça

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue para mais 154 municípios

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *