O governo brasileiro retirou do Haiti, nesta quarta-feira (10), sete brasileiros e uma alemã que estavam no país. O país caribenho enfrenta uma grave crise de violência, com as ruas da capital dominadas por gangues, que provocaram o fechamento do aeroporto internacional e de portos há mais de um mês.
Os brasileiros foram retirados em dois helicópteros até o município fronteiriço de Jimaní, na República Dominicana, país vizinho, que divide a Ilha Hispaniola com o Haiti. Lá, foram recebidos por funcionários da embaixada brasileira em São Domingos, segundo o Itamaraty.
“Na operação de resgate foi incluída, a pedido e às custas do governo alemão, cidadã alemã idosa, por razões humanitárias”, diz nota do ministério das Relações Exteriores. “O governo brasileiro agradece aos governos do Haiti e da República Dominicana o apoio recebido, que muito contribuiu para o êxito da operação”, diz o comunicado.
Outros 59 brasileiros identificados pela embaixada em Porto Príncipe decidiram permanecer no país ou optaram por sair por meios próprios do país, segundo o Itamaraty.
No grupo, que pediu para ser retirado do país, há voluntários religiosos e missionários, fontes do governo confirmaram.
*Com informações da CNN Brasil
Leia mais:
Câmara decide manter preso Chiquinho Brazão
Câmara Cidadã: mais de 170 serviços serão disponibilizados para população amazonense
Programa ‘Casa Manauara’ finaliza reforma de mais de 10 moradias na Zona Leste de Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱