Manaus (AM) – Um estudo preliminar divulgado nos últimos dias pelo Instituto Perspectiva Mercado E Opinião revelou uma estimativa de tempo que cada pré-candidato à Prefeitura de Manaus terá de propaganda política na televisão. Apoiado pelo governador Wilson Lima (União Brasil), o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), terá o dobro o tempo de visibilidade que o atual prefeito David Almeida (Avante), mas após a eleição de 2022, onde Amom Mandel foi eleito Deputado Federal mesmo tendo apenas um segundo de tela, o quanto isso influência a decisão do eleitor?
Dados do levantamento mostram que Roberto Cidade, juntando com o tempo dos partidos que apoiam a candidatura, terá um tempo diário proporcional diário de 15 minutos e 20 segundos. Já David Almeida, terá 7 minutos e 33 segundos; Capitão Alberto Neto terá 7 minutos e 34 segundos. Representante do PT, Marcelo Ramos (que substitui o nome de Zé Ricardo, já que é o candidato oficial do partido) terá 6 minutos e 15 segundos; Amom Mandel terá 1 minutos e 36 segundos; Maria do Carmo terá 30 segundos e Wilker Barreto terá 17 segundos.
A diferença de tempo entre Roberto Cidade e David Almeida chama a atenção do eleitor, pois são grandes nomes da política local em divergência de tempo de propaganda na televisão. Mas, no entanto, eleições passadas mostraram que nada é impossível até que um candidato seja oficialmente eleito.
O cientista político Carlos Santiago comentou casos atípicos que ocorreram nos últimos pleitos, mesmo que muitos candidatos apostem em grandes aliança em troco de prestígio e evidência.
“Quem conquistar o apoio de lideranças políticas, de caciques locais e nacionais, de grandes partidos políticos e obtiver o maior tempo de rádio e TV, pela tradição eleitoral e política do Brasil, é favorito para vencer as eleições. O ponto fora da curva aconteceu em 2018. Candidatos majoritários e proporcionais venceram eleições naquele pleito com pouco tempo de TV, partidos nanicos e quase sem recursos para campanha. São exemplos, a eleição do governador Wilson Lima, do governador de Roraima, de Rondônia, do Acre, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do presidente Jair Bolsonaro”,
aponta o especialista.
Neste contexto, Santiago avaliou o potencial e as estratégias que pré-candidatos poderão ter durante a disputa eleitoral de 2024.
“Para o pleito de 2024, quem conquistar o maior número de liderança, de partidos, de tempo na TV e no rádio, será certamente o favorito. Nesse caso, o prefeito da capital [David Almeida], Roberto Cidade, Marcelo Ramos, Alberto Neto, se destacam, enquanto Amom Mandel vai disputar a eleição por uma federação pequena, poucos recursos e tempo de TV, e vai buscar construir uma onda popular para conseguir vencer as eleições. Então, por isso, que um apelo popular para a pré-candidatura do Amom é fundamental, é a fórmula de vencer os outros que possuem grandes estruturas partidárias, apoio de caciques e maior tempo no rádio e na TV”,
destacou o cientista político.
Há alguns meses das eleições, os pré-candidatos já começaram a pensar em fórmulas para atrair a atenção do eleitor, independente do tempo que terá na televisão.
Estratégias de visibilidade
Candidato do atual presidente Lula, Marcelo Ramos (PT), revelou ao Em Tempo, como utilizará seu tempo de propaganda política na TV, com o intuito de agregar mais votos para a sua campanha.
“Primeiro, nós vamos apresentar um diagnóstico e propostas exequíveis para os problemas da cidade de Manaus, em especial aqueles que mais afligem a vida do cidadão. Saúde, educação, papel da prefeitura na segurança, infraestrutura, mobilidade urbana. E, segundo, nós vamos usar o tempo para defender o legado do presidente Lula e mostrar que o presidente Lula só fez o bem por Manaus, e que um prefeito alinhado a ele vai permitir que a gente receba muitos recursos e muitos programas que potencializem a capacidade da prefeitura de ir atender, em especial os mais humildes”,
declarou.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que foi eleito nas eleições de 2022 com 288.555 votos, tornou-se, naquele ano, o parlamentar proporcionalmente mais votado do Brasil. Com apenas um segundo de propaganda na TV, o deputado viralizou nas redes sociais após aproveitar seu tempo para enviar a seguinte mensagem aos seus eleitores: “Beba água”.
Agora, concorrendo ao pleito como pré-candidato à prefeitura, Amom ainda não traçou a estratégia que usará neste ano, mas de acordo com sua assessoria, ele utilizará sua experiência para chamar a atenção da população.
“A estratégia ainda não foi pensada. Amom sabe, tem experiência em usar o pouco tempo de TV para passar sua mensagem. Fez isso na campanha passada usando apenas 1 segundo e foi o deputado federal mais votado proporcionalmente do país. Não será diferente agora com mais de 1m30s”,
reiterou a assessoria do deputado federal.
Com apenas 30 segundos, a assessoria de Maria do Carmo (Novo) contou ao Em Tempo que não a pré-candidata se intimidou pelo pouco tempo disponível que terá nas frentes das câmeras, afirmando que aproveitará o tempo para mostrar sua presença como opção de voto.
“Apesar da concorrência desproporcional com outros partidos que terão expressivo tempo de televisão na propaganda eleitoral, a professora Maria do Carmo irá fazer uso do espaço que a legislação a permite, mostrando que nem sempre quem fala mais é quem realmente tem algo importante a dizer”,
disse.
Já o pré-candidato Wilker Barreto (Mobiliza), que terá apenas 17 segundos, declarou que a estratégia será chamar a atenção do telespectador para conhecer teu trabalho nas redes sociais, onde ele tem mais autonomia.
“Nós vamos usar o nosso tempo para convidar as pessoas a conhecer o nosso trabalho nas redes sociais. Eu acredito muito que esta eleição, assim como foi 2018 e 2022, as redes sociais são fundamentais. Ninguém para mais para ver televisão. A gente tem as informações na palma da mão. Então, é nisso, que eu vou apostar. Eu não tenho dúvida que quando a população parar para analisar, vão perceber que nós somos o candidato mais preparado, que tem posição firme, que não se deixou levar pelo sistema. Tem muita gente aí se dizendo que não é candidato do sistema, mas fica calado e omisso para os crimes praticados contra a população. Então, eu acredito muito nesse poder de comunicação das redes sociais”,
finalizou.
O Em Tempo procurou a assessoria do prefeito David Almeida para falar sobre as estratégias que serão utilizadas em sua campanha, e os representantes afirmaram que até o momento, o chefe do município só terá estrutura após o lançamento de pré-candidatura. A assessoria de Roberto Cidade e Capitão Alberto Neto não deram retorno até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestação.
Leia mais:
Pesquisa revela 2º turno nas eleições 2024 para Prefeitura de Manaus
Grandes nomes da política manauara são pré-candidatos nas eleições municipais de 2024
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱