Em alusão ao “Dia Internacional da Luta Contra a LGBTQfobia”, a Companhia Transversal de Artes Integradas, em parceria com a Interarte Produtora, Cia. e Escola de Teatro, apresenta a primeira “Mostra da Resistência”, em Manaus. A mostra ocorrerá no dia 24 de maio, às 18h, na sede da Interarte, na Avenida Maceió, Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.
A mostra reunirá teatro, música, dança e artes visuais em um único espaço. Segundo Lenine Charles, diretora criativa da Companhia Transversal e coordenadora da mostra, ao todo, serão oito atrações apresentadas em sequência, com o discurso e o protagonismo de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
Durante três horas, os artistas irão ocupar o Teatro de Bolso Selma Bustamante, bem como a sala de ensaio dos alunos de teatro musical. Todos os integrantes da mostra, que faz referência ao dia 17 de maio, são pessoas de diferentes identidades de gênero e orientações sexuais.
“O grande objetivo da mostra é expor as várias violências que perpassam cada letra da sigla, para que o público entenda nossas vivências e repense a sociedade conosco”, destacou Lenine, que estreia como produtora cultural por meio da mostra.
Sobre a Mostra
A própria artista conta que idealizou o evento. “Tínhamos uma cena curta para estrear no início de abril, de forma independente, e por isso pedi uma pauta de uso do espaço para o Roger Barbosa, diretor da Interarte”, explicou Lenine, que é aluna da escola desde o ano passado.
A ideia da mostra surgiu como uma tentativa de atrair o público para assistir o trabalho em questão. “A Transversal é uma companhia guiada por mulheres trans, então o tema surgiu de forma muito natural. Somamos isso à proximidade da data e aos contatos que tínhamos para enriquecer o evento, e imediatamente começamos a nos articular”, afirmou.
A mostra está sendo divulgada nas redes sociais da companhia (@ciatransversal) e da produtora (@interarteproducoes). Os ingressos já estão à venda, no valor de R$ 20, através do WhatsApp da Interarte: (92) 99112-1866.
Programação
A mostra conta com três exposições de artes visuais, duas delas compostas por fotografias, duas peças de teatro, duas atrações musicais e um solo de dança.
Ordem das atrações:
18h – Exposições de artes visuais e fotografias
“O Sagrado Transfeminine”, de Ciara Curintima
“A Dor do Eu”, de Gio D’Angelo
“Retratos Coloridos”, de Jane Uchôa.
19h – Montagem cênica
“A Candidata”, cena curta de teatro da Companhia Transversal
19h30 – Atrações musicais
Juma
Yve Uchôa
19h50 – Solo de dança
“Matrioska”, de Daniel Esteves
20h – Montagem cênica
“Culto das Primícias”, espetáculo de teatro dos coletivos de teatro Lírio e Varal 8.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
Associação promove Road Show para farmacêuticos em Manaus
Isabelle Nogueira receberá medalha Ruy Araújo na Aleam
‘Esgotadas’: Flexibilidade no trabalho pode facilitar vida de mães brasileiras, mostra estudo
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱