×
Eleição 2024

Apadrinhamento político deve fortalecer pré-candidatos no interior do Amazonas

Cientista político avalia apoio que pré-candidatos estão tendo de grandes lideranças federais e estadual

Manaus (AM) — A disputa eleitoral de 2024 definirá os próximos representantes municipais do Amazonas, e neste momento, todos os olhos estão voltados aos maiores colégios eleitorais do interior do Estado, os municípios de Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e Coari. Em um contexto onde todo apoio é bem-vindo aos pré-candidatos, até que ponto a população irá aclamar àqueles que são escolhidos por grandes figuras políticas, como Lula, Bolsonaro e Wilson Lima?

Para o cientista político, Helson Ribeiro, apoio do governador do Amazonas é indispensável para os pré-candidatos dos maiores colégios eleitorais no interior, uma vez que o incentivo representa um compromisso entre os representantes.

“Cheguei a ver pesquisas que o governador Wilson Lima seria um cabo eleitoral cobiçadíssimo em alguns colégios eleitorais, como, por exemplo, o Parintins. Acredito que como é uma eleição extremamente acirrada pelo fato de acabar em 6 de outubro, não ir para o segundo turno, todos os apoios serão bem-vindos, eu acredito que boa parte dos prefeitos vão buscar aquela foto de papagaio de pirata ao lado de líderes estaduais e nacionais”,

enfatizou o profissional.

No entanto, ainda há a situação de dois pesos e duas medidas: o que vale mais? O apoio de uma grande figura política ou o conhecimento da realidade local do município? Segundo Ribeiro, esse suporte do representante político não garante a transferência de votos ao candidato apoiado.

“É claro que você ter um lastro eleitoral no município é super importante, porque você não está precisando de escadas para colocar teu nome assim, com visibilidade. Mas é sempre bom você estar ao lado daquele que trouxe algum benefício para o município. As eleições têm um custo e elas custam caro. Então você estar ao lado de um nome de peso, isso pode até trazer apoios econômicos. Nesse aspecto é bem interessante. Agora, não basta. O fato de alguém, uma grande liderança política, um senador, um governador, um presidente, ter tido muitos votos em um determinado município, não significa necessariamente que todos esses votos serão transferidos para o seu candidato de preferência”,

destacou o cientista político.

Entre apoios políticos e pré-candidaturas independentes, as movimentações partidárias no interior do Amazonas já tomam forma para a eleição que ocorrerá em outubro deste ano. Nos quatro maiores colégios eleitorais do interior do Amazonas, grandes nomes emergem devido ao apadrinhamento político que foi declarado nos últimos dias.

Parintins

Foto: Reprodução

No maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, a disputa pela Prefeitura de Parintins está dividida entre Brena Dianná (União Brasil) e Mateus Assayag (PSD). Oposição do atual prefeito Bi Garcia, Brena empatou com Mateus na pesquisa da empresa “Perspectiva Mercado&Opinião”, divulgada em novembro de 2023, com 11,5% da intenção de votos.

Enquanto Brena tem o apoio do governador Wilson Lima, que esteve no município durante o lançamento da pré-candidatura, Mateus Assayag é abraçado por Bi Garcia.

Manacapuru

Foto: Reprodução

No segundo maior colégio eleitoral do interior do Estado, o município de Manacapuru é dividido entre dois representantes ligados ao atual prefeito Beto D’Ângelo. A vice-prefeita Valcileia Maciel (MDB) e Franz Melendez (Republicanos) são nomes que começam a circular entre os eleitores, inclusive a representante do MDB já apareceu liderando pesquisas.

O “Perspectiva Mercado&Opinião” avaliou, em novembro de 2023, a intenção de votos dos moradores de Manacapuru. Naquele tempo, Valcileia liderava com 15,7%, enquanto Ângelus Figueira teve 7,2%. O nome de Franz não foi citado nesta pesquisa.

Itacoatiara

Foto: Reprodução

Já em Itacoatiara, um dos candidatos à reeleição é o atual Prefeito Mário Abrahim (PSC). Ele aparece em primeiro lugar na pesquisa “Perspectiva Mercado&Opinião” com 32,8%, seguido por Cabo Maciel (PL), que atualmente é apoiado por Wilson Lima, com 7,8%.

Outro nome que disputará o pleito é Thidy Queiroz, do Partido Renovação Democrática. O empresário é conhecido por atuar no setor primário do município.

Coari

Foto: Reprodução

A eleição em Coari pode marcar o retorno do ex-prefeito Adail Pinheiro. Inelegível por oito anos, Adail representa o partido Republicanos. Já Ronaldo Tiradentes Jr., é pré-candidato pelo PSC. Na pesquisa “Perspectiva Mercado&Opinião” ele apareceu em terceiro lugar com 3,9%.

O advogado Harben Avelar entra na disputa pelo PSB e na pesquisa divulgada em 2023, o pré-candidato ficou em segundo lugar, com 19,1%, atrás apenas de Adail, que possui 20,3%.

Leia mais:

David Almeida adia oficialização de pré-candidatura à Prefeitura de Manaus

Álvaro Campelo anuncia pré-candidatura a vereador de Manaus e diz não ser ‘Salvador da Pátria’

Pré-candidato, Roberto Cidade denuncia ataques de robôs nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *