×
SETOR PRIMÁRIO

Governo apresenta ideia para novo Terminal Pesqueiro de Manaus

Apresentação ocorreu em reunião ordinária do Conselho Estadual de Pesca, na qual foi também discutido o Projeto de Lei do Tucunaré

1ª Reunião Ordinária do Conepa
A finalidade é de contribuir e melhorar a atividade da pesca e aquicultura no estado. - Emerson Martins/Sepror

Manaus (AM) – O Governo do Amazonas apresentou uma proposta para a construção do novo Terminal Pesqueiro de Manaus, nesta quarta-feira (30), na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa). A ideia foi apresentada para 21 conselheiros presentes no evento da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

O vice-presidente do Conepa e secretário executivo adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, ressalta a importância da aprovação da proposta do novo terminal por unanimidade pelos conselheiros, com a finalidade de contribuir e melhorar a atividade da pesca e aquicultura no estado.

É uma grande oportunidade que o governador Wilson Lima está dando aos trabalhadores do setor pesqueiro para melhorar as suas vidas, tanto os pescadores como os aquicultores e consumidores que trabalham com o pescado, em Manaus e em todo o Amazonas”,

fala Leocy.

A proposta ainda está em fase inicial de discussões para ouvir a categoria pesqueira, a fim de alinhar novas diretrizes para a construção do novo terminal.

Na reunião também foi debatido o Projeto de Lei (PL) que proíbe o abate de três espécies de tucunaré (vazzoleri, açú e pinima) em todo o estado por pescadores amadores, mas libera a pesca esportiva, em que o peixe é capturado, mas solto no rio após registro.

O PL é de autoria do deputado estadual Tony Medeiros e foi apresentado para os conselheiros, que puderam fazer suas contribuições.

Menção honrosa 

Os conselheiros Luiz Bonfá e Roger Crescêncio foram homenageados durante a reunião do Conepa, pela iniciativa de promover o consumo do pescado do Amazonas, no período mais difícil devido à doença de Haff.

Leocy Cutrim assinala que muitas informações propagadas nas mídias sobre a situação da doença se tratavam de fake news e prejudicaram a comercialização do pescado.

Conepa

O Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura integra 40 instituições, abrangendo entidades do setor produtivo, representantes de todas as áreas da pesca, e de órgãos governamentais, e tem a função de discutir grandes temas e propor melhorias no setor de pesca e aquicultura, com a finalidade de beneficiar toda a categoria.

*Com informações de Agência Amazonas

Leia mais:

Ações ao setor primário pelo programa Manaus + Agro são anunciados no AM

Pescadores de Jutaí recebem lancha adquirida com emenda do Dep. Álvaro Campelo

Mais 300 pescadores recebem kits de pesca artesanal no Amazonas

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *