Manaus (AM) – Em um período de 100 dias, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Codajás realizou realizou 2.119 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, em 535 pacientes do Amazonas. Desde dezembro de 2021, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) passou a ofertar os serviços de testagem rápida de forma gratuita e de livre demanda para a população que procura a unidade.
O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, enfatiza que a equipe de enfermagem do CTA tem todo treinamento e preparo, para indicar o melhor acompanhamento e tratamento.
“Nossos profissionais estão devidamente capacitados, para que em casos positivos, possam dar a estes pacientes todas as orientações necessárias. Nosso centro de testagem está preparado para receber todos aqueles que nos procuram”,
disse.
O CTA é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais da unidade, que passaram por treinamento para compreender os fluxos de atendimento, manuseio dos materiais e apoio psicológico, caso necessário, em casos de exames com testagem positiva.
Atendimento
Para ter acesso à testagem, o paciente deve procurar o setor e apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o documento de identidade. Os testes são realizados em pessoas acima de 18 anos e em menores de idade, somente acompanhados dos pais ou responsáveis, com demanda livre.
Os atendimentos no CTA da Policlínica Codajás ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Em caso de testes positivos, o CTA oferece serviços de aconselhamento, com psicólogo, assistente social, enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde.
Para testes positivos de HIV, o paciente é encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Já os casos positivos de hepatite B e C, são encaminhados à Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), enquanto os pacientes com resultado positivo de sífilis são tratados na própria unidade de saúde.
Onde realizar o teste
Os testes estão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior. Para realizá-los não é necessário agendamento, e o resultado sai na hora.
Além da Policlínica Codajás, a rede estadual de saúde oferta os testes nos CTAs na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, 341, Centro; na Policlínica Antônio Aleixo, na rua Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; na Policlínica Dr. José Lins, na rua R. Maracanã, Redenção; na Policlínica João dos Santos Braga, na avenida Margarita, Nova Cidade; no Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, Compensa II; no Caimi André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova; na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); e na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham).
Policlínica Codajás
A unidade está localizada na avenida Codajás, 26, bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus, e atende pacientes com consultas especializadas encaminhadas via Sistema Estadual de Regulação (Sisreg), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Para mais informações, os pacientes podem entrar em contato pelo (92) 3612-4200 e via rede social @policlinicacodajasam.
*Com informações de Agência Amazonas
Leia mais:
Ações de prevenção à saúde são promovidas na Policlínica Codajás em alusão ao Março Lilás
Pandemia destaca papel de agentes comunitários de saúde na Amazônia
Diretor da Policlínica Codajás destaca avanços da unidade em Manaus
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱