×
Data especial

Dia dos Namorados aquece comércio e anima empreendedores amazonenses

A expectativa do comércio com a data é alta e anima empreendedores que aproveitam o período para lucrar um pouco a mais

Foto: MARCO QUINTANA/JC

Manaus (AM) — Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é uma data importante para os casais que gostam de passar a data de um jeito especial, e no Amazonas, não é diferente. A expectativa do comércio é alta, animando empreendedores que aproveitam o período para lucrar com vendas de lembranças, presentes e experiências.

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Namorados da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM) revelou que 32% dos entrevistados planejam desembolsar entre R$ 151 e R$ 250, seguido por 30% que afirmaram valores entre R$ 81 e R$ 150. Dentre os que irão desembolsar uma quantia maior, 18% pretendem gastar entre R$ 251 e R$ 400 e 6% dos entrevistados responderam que irão gastar mais de R$ 400. 14% declararam que pretendem gastar até R$ 80.

Essa média de valores também interfere no ambiente onde esses presentes serão adquiridos. Segundo o levantamento, 83% dos entrevistados apontaram que irão realizar as compras em lojas físicas. Dos 13% que irão optar por compras online, 45% irão garantir suas compras em sites e lojas virtuais, 33% preferem o Instagram para realizar as compras, 11% pretendem comprar pelo WhatsApp e 11%, pelo Facebook.

Alta expectativa

Foto: Divulgação

Apesar da maioria ainda preferir meios físicos para comprar o presente, a tecnologia permitiu que empreendedores chegassem a mais clientes, aumentando a renda no final do mês. É o caso da empresária Anne Michele Mesquita, dona da doceria “Cantinho Adocicado”.

Divulgando seu trabalho por meio do Instagram, a empreendedora oferece pacotes personalizados para presentear o parceiro, o que chama a atenção de clientes que procuram uma alternativa mais barata, sem abrir mão da qualidade.

Fundada há 4 anos, o Cantinho Adocicado aguarda com expectativa as encomendas deste ano de 2024, que já começaram a ser solicitadas.

“Já recebemos alguns pedidos em especial ao Dia dos Namorados, e quanto mais chega próximo à data, mais pedidos chegam. As encomendas deste ano, está bastante comparada com a demanda do ano passado”,

revelou Anne Mesquita.

O manauara tem pouco tempo para escolher um presente ideal, que satisfaça o/a companheiro/companheira. Para os empresários, esse atraso do cliente pode dificultar a entrega da encomenda antes da data.

“Sem dúvidas, temos muitos clientes que deixam para cima da hora e nossas expectativas ainda são de receber mais pedidos”,

destacou a empresária.

E para se destacar no mercado, vale de tudo. Segundo Anne, o diferencial do “Cantinho Adocicado” é o custo-benefício dos produtos, que cabem no bolso do cliente e entregam alta qualidade.

“Nosso diferencial, além de uma combinação perfeita de criatividade e sabor, é o preço justo, não tem como não presentear quem você ama. Além do nosso cardápio de presentes em forma de doces, nosso carro-chefe é o kit festa, prático para qualquer tipo de comemoração”,

enfatizou a profissional.

Grande procura

Foto: Divulgação

Há também aqueles casais que preferem comemorar a data jantando em lugar especial. No Barollo Vinhos e Bar Gourmet, por exemplo, será oferecido um menu especial, música ao vivo e outros serviços, mas, diferente dos anos anteriores, não poderá ser feita a reserva no local, como explica o gerente Marcelo Cardoso.

“Esse ano a gente está fazendo diferente dos outros. A gente não está fazendo reserva porque é uma loucura no Dia dos Namorados. É uma data comemorativa que, além dos clientes da casa, tem aquele pessoal que não costuma vir sempre nesse restaurante, mas que em datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, estão sempre aqui. Então, como sempre tem confusão por questão de reservas, esse ano a gente não vai fazer reserva. Quem chegar primeiro vai sentar e vai consumir”,

explicou o representante.

Marcelo também concorda com Anne Mesquita e destaca que o amazonense geralmente deixa tudo para em cima da hora. Há pouco mais de uma semana, o restaurante começou a perceber a procura pelos serviços no Dia dos Namorados.

“Tem muita gente que um mês de antecedência já queria fazer reserva, mas a grande quantidade de pessoas ligando foi agora, mais perto, faltando uma semana, no caso, para o Dia dos Namorados. Todo dia, mais ou menos, a gente recebe uma média de 50 ligações ou mensagens perguntando sobre reserva”, pontuou o gerente do Barollo.

Para continuar entregando um serviço de qualidade, o restaurante aposta numa gastronomia específica que agrada seu público-alvo. No cardápio, um menu especial será ofertado os clientes que apostam nesse tipo de presente para a data especial.

“Nosso grande diferencial é que a gente tem um restaurante misto, contemporâneo. A gente consegue agradar todo o público, aquele que gosta do regional, aquele que gosta de uma carne premium, uma massa fresca, uma massa especial, quem é vegano também; a gente tem esse diferencial, o nosso atendimento é um atendimento personalizado, um atendimento mais jovial, um bom atendimento, no caso, com a comida sensacional e um ambiente também maravilhoso”,

finalizou.

O Dia dos Namorados é uma data para celebrar o amor, mas também para impulsionar o comércio local, seja ele físico ou digital. Entre os serviços ofertados, os micro e médios empreendedores ganham destaque por meio do marketing, e assim, conseguem aumentar seu faturamento durante o período.

Leia mais:

Consumidores elegem shoppings como principal destino para compra do Dia dos Namorados

Como presentear no ‘Dia dos Namorados’ sem comprometer suas finanças

Mulher presenteia marido com outra mulher no Dia dos Namorados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *