As micro e pequenas empresas (MPEs) apresentaram saldo positivo de geração de empregos em fevereiro, segundo levantamento feito pelo Sebrae.
A pesquisa, feita com base em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foi divulgada nesta quinta-feira (7) e mostra que os pequenos negócios foram responsáveis por 220.066 novos postos de trabalho no segundo mês de 2022, chegando a cerca de 67% do volume total, que inclui empreendimentos de todos os portes.
O setor de serviços foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134.024 novos empregos. Na sequência, a construção civil, que registrou abertura de 31.517 novos postos de trabalho.
Entre as regiões brasileiras, as micro e pequenas empresas do Centro-Oeste foram as que obtiveram o melhor desempenho, abrindo 27 mil novos empregos a cada mil já existentes.
A região Norte vem em seguida, com 20 mil contratações. Já a região Sul fechou o mês com 17 mil contratações. O Sudeste e o Nordeste garantiram 14 mil e 12 mil novos postos de trabalho, respectivamente.
Segundo o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304.525 novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.
No entanto, apesar do desempenho no mês, o Caged aponta que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. O resultado caiu em 2022, quando as MPEs registraram um índice de 68,7% no volume de novas vagas.
*Com informações da SBT Notícias
Edição Web: Bruna Oliveira
Leia Mais
“Prolonga nossa agonia”, diz Marcelo Ramos sobre decreto que ameaça empregos no AM
Sine Amazonas divulga 53 vagas de emprego nesta quarta-feira (6)
Indicador de emprego da FGV registra menor nível desde agosto de 2020
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱