×
MEIO AMBIENTE

RDS do Juma recebe mutirão de cadastro e regularização ambiental

Ação será nos dias 21 e 22 de abril, para moradores e usuários do rio Mariepauá

Mutirão de cadastro e regularização ambiental
Ação visa facilitar o acesso dos comunitários a políticas públicas, benefícios e financiamentos. - Divulgação/Sema

Manaus (AM) – A segunda fase do mutirão de cadastro e regularização ambiental da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma acontece nos dias 21 e 22 de abril.

Promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a ação visa facilitar o acesso dos comunitários a políticas públicas, benefícios e financiamentos.

No mutirão, a população local terá a possibilidade de atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e a emissão e atualização do Cartão de Produtor Rural e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O Pronaf é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

O atendimento aos comunitários ocorrerá no horário das 8h às 16h, nos dois dias, no Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Victor Civita, localizado na comunidade Abelha.

Nesta segunda fase serão beneficiados moradores do rio Mariepauá, setor Mariepauá de Cima e setor Cachoeira, área que compreende oito comunidades.

O objetivo principal desta atividade é garantir que eles tenham acesso a políticas públicas e que a gente consiga desenvolver diferentes cadeias produtivas dentro da UC. Que ao final eles consigam ter acesso aos financiamentos e assim desenvolver a sua atividade produtiva”, disse Khimberlly Sena, gestora da RDS do Juma.

O trajeto na região é muito sinuoso, e a viagem para a sede do município mais próximo, Novo Aripuanã, leva cerca de 10 a 24 horas de deslocamento por embarcação.

Etapas

Na primeira fase do mutirão foram atendidas 100 pessoas, de sete comunidades do rio Aripuanã, entre moradores e usuários da RDS. Para esta segunda fase, a equipe espera atender de 50 a 60 pessoas.

A terceira fase está prevista para o mês de junho e deve abranger os rios Arauá e Aripuanã.

Documentação necessária

Para emissão e atualização do Cartão de Produtor Rural e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), o comunitário deverá levar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG); CPF; e cartão do Bolsa Família (para quem recebe).

Também é necessário o RG e CPF do cônjuge, apenas para pessoas casadas ou sob regime de união estável.

Para atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é necessário levar apenas o RG e o CPF.

*Agência Amazonas

Fotos: Divulgação/Sema

Edição Web: Bruna Oliveira

Leia mais:

Idam e Sema levam regularização ambiental a produtores familiares de Novo Aripuanã (AM)

Wilson Lima lança ‘Guardiões da Floresta’: 14 mil famílias receberão benefícios

Idam desenvolve plantio de mandioca em São Gabriel da Cachoeira

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *