Manaus (AM) – Em diferentes ações, os policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) apreenderam na noite de quarta (13) e manhã desta quinta-feira (14), dois caminhões com cargas de madeira ilegal, na rodovia AM-070 e na Ponte Rio Negro.
Por volta das 21h, no quilômetro 35 da AM-070, a equipe abordou um veículo, conduzido por um homem, 35, transportando 9 estéreos, sem o Documento de Origem Florestal (DOF).
Cada estéreo de lenha é igual ao volume de uma pilha de madeira de um metro cúbico. O caso foi encaminhado para o 31º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
A outra ação resultou na apreensão de aproximadamente 8 metros cúbicos de madeira serrada e um caminhão, na avenida Coronel Ciryllo Neves, Ponte Jornalista Phelippe Daou, na Compensa.
Por volta das 6h50 desta quinta, durante patrulhamento, a equipe da viatura 1996 se deparou com o caminhão trafegando em via pública.
Na abordagem foi constatado que o condutor não tinha o DOF, caracterizando crime ambiental, de acordo com o artigo ART. 46 da Lei 9.605/98. A ocorrência foi conduzida ao 19º DIP.
Orientação
O Batalhão de Policiamento Ambiental orienta a população que quem tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente, configura Crime Ambiental, sujeitando seu(s) autor(es) às penalidades previstas na Lei.
Denúncias
A Polícia Militar orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.
*Com informações de Agência Amazonas
Leia mais:
Polícia Militar apreende madeira ilegal na zona Norte de Manaus
Dois caminhões são apreendidos com madeira ilegal na AM-070
Reserva Sustentável em Manicoré pode combater exploração ilegal de madeira no AM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱