×
Alerta

Amazonas está com 20 municípios em emergência e mais cidades devem ser afetadas por estiagem

Municípios das calhas do Alto Solimões, do Juruá e do Rio Purus estão em emergência

Foto: ALEX PAZUELLO/SECOM/GOVERNO DO AMAZONAS

Manaus (AM) — O secretário da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Francisco Máximo, informou que, atualmente, o Amazonas possui 20 municípios em estágio de emergência, sendo eles localizados nas calhas do Alto Solimões, do Juruá e do Rio Purus.

De acordo com o secretário, assim que os níveis das calhas forem baixando, mais municípios serão incluídos no decreto.

“O Governo do Estado, entendendo a evolução do cenário, publicou quatro decretos: o primeiro colocando 20 municípios em situação de emergência, em função da criticidade do nível dos nossos rios. Também decretou emergência ambiental em função do número de queimadas, esse decreto ele abrange 22 municípios e compreendem os municípios localizados no sul do Estado e também na região metropolitana”, afirmou.

Os outros decretos são relacionados aos grupos de trabalhos que atuarão de forma integrada, para prestar assistência aos municípios que serão afetados de forma direta pela estiagem.

“[O governo] também instituiu o Comitê de Enfrentamento às Emergências Climáticas e Ambientais, e também instituiu um Comitê Científico para utilizar da comunidade científica para desenvolvimento de estudos, através da pesquisa, que possam assessorar o comitê científico na melhor tomada de decisão. O Comitê de Enfrentamento da Estiagem ele é essencial nesse momento porque já estamos numa fase da resposta”, finalizou.

Leia mais:

Empresas de navegação vão cobrar até R$ 32 mil por contêiner durante estiagem no Amazonas

Estiagem: Sindarma emite novo alerta sobre nível crítico dos rios no AM

Wilson entrega documento com pedido de ajuda ao Governo para minimizar os impactos da estiagem

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *