×
Educação

ONG inaugura três bibliotecas comunitárias em Novo Airão

Associação amplia sua atuação na Amazônia Legal, somando agora 98 bibliotecas em comunidades rurais de 23 municípios

Novo Airão, no interior do Amazonas, acaba de ganhar três novas bibliotecas comunitárias, que serão inauguradas pela ONG Vaga Lume este mês.

Com elas, a associação expande sua atuação, totalizando, agora, 98 bibliotecas em comunidades rurais de 23 municípios nos nove estados da Amazônia Legal, a região do Brasil que menos possui espaços públicos de leitura, segundo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).

A implementação das bibliotecas da Vaga Lume segue um processo estrutural que começa pelo pedido das comunidades por um espaço de leitura.

“É com muita alegria que conseguimos dar esse importante passo de abrir não uma, mas três bibliotecas em Novo Airão”, disse Nathália Flores, gerente de educação da Vaga Lume em Manaus.

“Estamos falando de uma das regiões com a menor taxa de escolarização em todo o país. Promover o acesso à leitura a essas populações é uma das iniciativas mais urgentes e fundamentais para podermos transformar essa realidade”, acrescentou.

Segundo o Censo de 2022, a taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos em Novo Airão é de 83,9%, situando o município na 5532ª posição entre todos os 5570 do país.

Também, segundo o mesmo estudo, está entre um dos municípios mais pobres de todo o Brasil, na 5172ª posição.

A Vaga Lume é composta por mais de 800 voluntários, que se dedicam a manter as bibliotecas em funcionamento, estimulando a leitura e empoderando populações.

Em 2023, eles somaram 180 mil horas de trabalho, e foram doados cerca de 15 mil livros a essas comunidades, levando leitura a mais de 14 mil crianças e jovens de comunidades rurais, indígenas e quilombolas.

Foram oferecidos 13 cursos de formação de mediadores de leitura, formandos novos 397 voluntários que se juntam aos 5 mil mediadores que já atuam nesta função. Ao todo, no ano passado, foram feitos 64.371 empréstimos de livros na rede de bibliotecas comunitárias da Vaga Lume.

Sobre a Vaga Lume

Desde 2001 já doou 177 mil livros e formou mais de 5 mil mediadores de leitura, voluntários que leem para as crianças, trabalho esse que já impactou a vida de 110 mil crianças e jovens.

O propósito é empoderar crianças e jovens de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias.

Em 2023, a Associação Vaga Lume foi eleita pela terceira vez, sendo duas consecutivas, a Melhor ONG de Educação do Brasil pelo Prêmio Melhores ONGs do Instituto Doar.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

Youtuber Kids lança canal com vídeos sobre festival de Parintins

”Determinadas a Brilhar”: Advogada lança livro em Manaus que reúne histórias inspiradoras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *