×

Artigo 83 — Problemas com as Companhias Aéreas? O que fazer?

Eu estava recém operada, em Goiânia nesse mês de julho de 2024, eu e minhas filhas tínhamos um retorno para Manaus, onde residimos, partindo de Goiânia, com conexão em Guarulhos e com chegada prevista para as 2h30 (duas e trinta da manhã) no destino final Manaus/AM.

Ocorre que, o voo sofreu um atraso de uma hora e meia. Após o anúncio do atraso, fomos redirecionadas pela companhia para uma nova e inesperada situação: retornar apenas na terça-feira para casa, e era domingo.

Tentamos conversar, expliquei que não poderia perder este voo, mesmo com muita insistência de nossa parte em embarcar para a conexão, o funcionário da companhia insistiu que não poderíamos seguir viagem como estava previsto, pois a companhia “elegera alguns para seguir naquele voo” eu e minhas filhas ficamos para trás (como uma bagagem perdida).

Expliquei que sou paciente oncológica, que na manhã seguinte teria consulta médica, minha filha também, que a menor teria aulas, mas não teve jeito, o funcionário disse que não voaríamos com os demais passageiros eleitos para continuar naquele voo. Somente nós e algumas outras pessoas ficamos obrigados a ficar em um hotel, insistí em tentar falar com o supervisor, e foi negado, pedí para falar com alguém da ANAC, mas não havia representante da ANAC naquele aeroporto. Enfim, o voo para Guarulhos seguiu e fomos forçadas a ficar em Goiânia num hotel. Me senti como um lixo deixado para trás.

Ao pedir ao funcionário o documento: “Declaração de Atraso de atraso do voo, o mesmo funcionário queria registrar apenas o atraso de 1h30 (uma hora e meia) do voo original, e eu o questionei que não era essa a verdade, pois a companhia nos faria ficar em Goiânia até terça-feira.

Fiquei extremamente indignada e busquei a reparação cabível, pois o transtorno causado nos gerou diversos prejuízos, os quais citaremos a seguir:

• Pedi a Declaração de Atraso da empresa em todos os trechos;
• Fiz reclamação na Ouvidoria da empresa, a qual mandou um e-mail, no qual ofereceu um voucher de R$ 300 (trezentos reais) para cada uma de nós;
• Fizemos reclamação na ANAC;
• Fiz reclamação no Reclame Aqui;
• Acionei judicialmente pedindo reparação, danos morais e lucros cessantes, pelos compromissos profissionais que deixei de receber em meu escritório. Isso tudo muito bem comprovado, para que a empresa não possa alegar que os fatos não ocorreram.
• Infelizmente essas empresas vendem mais do que podem assumir, nos tratam como descartáveis e se não houver uma busca por reparação, eles irão prosseguir agindo assim.

Para saber mais entre em contato conosco: @dalimarsilvaadvogada / Contato: 98610-5058 – E-mail: [email protected]. Advogada na Área Cível: Família, Sucessões e Regularização de Imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *