Nova pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas do Norte (Ipen), nesta terça-feira (20), não trouxe novidades na disputa à Prefeitura de Manaus. Levantamento mostra que David Almeida (Avante) segue como favorito, enquanto Amom Mandel (Cidadania) “desidrata”.
O atual prefeito e candidato a reeleição registrou 15,8% das intenções de voto no cenário espontâneo, no qual o entrevistador não mostra qualquer foto de candidato.
Amom Mandel se manteve em segundo lugar com quase 5 pontos atrás do primeiro colocado, com 10,7%, nas intenções de voto.
O candidato do Cidadania aposta em uma “chapa pura da inclusão” para conquistar o eleitorado, o que ainda não demonstrou resultado nas pesquisas.
Roberto Cidade (União Brasil) foi citado por 5,1%, Alberto Neto (PL) por 3,9%, Marcelo Ramos (PT) por 1,3% e Wilker Barreto (Mobiliza) por 0,6%.
A maioria (60,4%) declarou que ainda não sabe em quem votar ou que ainda não decidiu o voto. Os que declararam votar em branco ou nulo somaram 2,0%.
O candidato do PSTU, Gilberto Vasconcelos não foi mencionado nos resultados do cenário espontâneo.
Estimulada
No cenário estimulado, nomes apresentados ao entrevistado, a distância entre primeiro e segundo colocado dispara, quase 11 pontos de diferentes. David Almeida segue líder com 32,9% e o segundo colocado, Amom Mandel tem 22,2%.
O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) aparece em terceiro lugar, com 12,1%, seguido do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que aparece com 10%.
O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) acumulou 5,2%, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), 1,9%; e o professor Gilberto Vasconcelos (PSTU), 0,5%.
Nesta pesquisa, os eleitores que disseram que não sabem ou que não responderam totalizaram 7,7%. Aqueles que declararam votar em branco ou que preferem anular o voto alcançaram 7,7%.
Rejeição
O estudo do Instituto Pontual Pesquisas também revelou os índices de rejeição dos candidatos à Prefeitura de Manaus.
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Ramos, lidera a lista de mais rejeitados com 19,5%.
No segundo lugar, Gilberto Vasconcelos com 14,8%, seguido de Wilker Barreto com 12,8%. O atual prefeito de Manaus surge na quarta posição com 12,4%.
Amom Mandel tem rejeição de 12,1%. Os dois que ocupam o menor lugar de rejeição são Alberto Neto e Roberto Cidade, com 10,5% e 9,1%, respectivamente.
Dados da Pesquisa
A pesquisa foi encomendada pelo grupo de seis sites: Amazonas Atual, Portal Único, Portal do Marcos Santos, BNC Amazonas, Blog do Hiel Levy e Portal do Mário Adolfo.
O Ipen ouviu 1.000 pessoas na capital entre os dias 12 e 16 de agosto. A margem de erro é de 3,09%, com 95% de confiabilidade. A sondagem foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número AM-08753/2024.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱