×
Saúde

Bebê é diagnosticado com coqueluche em Manaus; FVS reforça importância da vacinação

É crucial que as vacinas sejam administradas em crianças a partir dos 2 meses de vida até os 7 anos de idade.

Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou um caso de coqueluche em Manaus, envolvendo uma criança com menos de um ano de idade. A informação está disponível no Alerta Epidemiológico divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM), que pode ser acessado em www.fvs.am.gov.br.

Leia também: Baixa cobertura vacinal pode favorecer aumento de casos de coqueluche no Brasil

Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, destaca que a coqueluche é mais frequente na primeira infância e faz um apelo aos pais de crianças menores de dois anos para que mantenham a vacinação em dia.

“A coqueluche é uma doença grave e contagiosa, mas pode ser prevenida com vacina. Além de proteger contra a coqueluche, a vacina também oferece imunidade contra outros vírus”, afirma.

O alerta recomenda que as secretarias municipais de saúde intensifiquem as ações voltadas ao esquema vacinal primário, que consiste em três doses da vacina Pentavalente (aos 2, 4 e 6 meses de idade), com intervalos mínimos de 30 dias, e os reforços com a vacina DTP.

É crucial que as vacinas sejam administradas em crianças a partir dos 2 meses de vida até os 7 anos de idade. O alerta também enfatiza a importância da notificação e coleta de amostras para PCR em tempo real e cultura em pacientes com suspeita de coqueluche pelos serviços de saúde.

Entre 2022 e 2024, foram registrados cinco casos de coqueluche no Amazonas, com quatro casos em 2022 e um em 2023.

A SES-AM e a FVS-RCP têm alertado sobre a necessidade de intensificar a imunização contra a coqueluche desde o final de julho. A vacinação e o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica nos municípios do Amazonas são recomendados na Nota Técnica nº 41/2024, disponível no site da FVS-RCP.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *