×
Futebol americano

NFL chega ao Brasil pela primeira vez e fãs do AM marcam presença

Trio de amigos do AM estará no primeiro jogo da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos no Brasil

A National Football League (NFL), maior liga de futebol americano do mundo, promove, nesta sexta-feira (6), um jogo no Brasil pela primeira vez na história. A partir de 20h15 (horário de Manaus), Philadelphia Eagles e Green Bay Packers duelam na Neo Química Arena – casa do Corinthians –, em São Paulo (SP). Entre os mais de 40 mil torcedores esperados no estádio, três amazonenses marcam presença.

A partida vale pela primeira rodada da temporada e será transmitida por ESPN (TV fechada), Rede TV (TV aberta) e Cazé TV (YouTube). Todos os ingressos foram esgotados em menos duas horas, no dia de vendas para o público geral, e a expectativa é de que a Neo Química Arena receba mais de 40 mil fãs do futebol americano. 

Neo Química Arena será palco da primeira partida da NFL no Brasil. Foto: Reprodução

Amazonenses em SP

Entre a multidão de mais de 40 mil pessoas, três amazonenses contam as horas para fazer parte dessa história. Os amigos Leonardo Sena, Fernando Araújo e Hugo Himenes conseguiram superar a “luta” pelos ingressos e estão em São Paulo para o primeiro jogo da NFL no Brasil. Fã do esporte, o trio vai deixar o sofá e a TV de lado para sentir a energia de um jogo da principal liga de futebol americano diretamente da arquibancada.

“Achar passagem com bom preço, conseguir o ingresso na luta da venda pelo site… Foi tenso, mas valeu a pena. É a realização de um sonho. Comecei a acompanhar o futebol americano ainda no início da década passada, com narração do grande Ivan Zimmermann, pelo BandSports, e, àquela altura, não imaginava ser possível o Brasil receber um jogo da liga. Ansioso para viver isso”, diz Leonardo, que é torcedor do San Francisco 49ers, time que faz parte da NFL.

Para Fernando, o jogo é ainda mais especial. O médico natural de Itaituba (distante 883 quilômetros de Belém), mas radicado em Manaus, é torcedor do Green Bay Packers e vai poder ver de perto os jogadores por quem sempre torceu à distância.

“Assistir a um jogo sempre foi algo distante da realidade. A vontade de garantir minha presença para esse grande jogo já começou quando São Paulo foi especulada para ser sede. Após a confirmação do Green Bay, que por coincidência é meu time, não tive outra opção a não ser garantir meu ingresso”, detalha Fernando, que espera levar o filho para outras partidas da NFL no Brasil.

“Pretendo fazer o futebol americano estar presente na vida do meu filho, assim como o futebol. Fico muito empolgado em saber que o Brasil está nos planos da liga americana. Após esse jogo, espero que o número de eventos só aumente e que tenhamos a sorte de ter mais jogos por aqui. Com certeza, já me imagino ano após ano indo aos jogos com a família”, conclui o pai do ‘Rafinha’, de pouco mais de 1 ano.

Fernando, Hugo e Leonardo estão em SP para o jogo da NFL. Foto: Arquivo pessoal

A empolgação de Fernando é explicada pela boa avaliação, até aqui, de diretores da NFL com a experiência de um jogo no Brasil. Na semana passada, o vice-presidente executivo internacional de eventos da liga e negócios dos clubes, Peter O’Reilly, concedeu entrevista coletiva, em São Paulo, e afirmou que o compromisso da liga com o Brasil é “para o longo prazo”, embora não tenha confirmado a realização de partidas nos próximos anos.

“A gente viu a paixão, a gente viu a demanda e mal podemos esperar para viver o jogo. Após o jogo, vamos avaliar oportunidades no futuro para que possamos ter mais jogos no Brasil, mas posso dizer que nosso compromisso com o Brasil é para o longo prazo, é para ser durante o ano inteiro. A NFL reconhece os 36 milhões de fãs da NFL no Brasil e estamos abrindo um escritório no Brasil. Agora com o Luis (Martinez, novo gerente da liga no Brasil) e outros estando no mercado, o Brasil terá um engajamento durante o ano inteiro”, disse O’Reilly.

Histórico 

É a primeira vez que um país da América do Sul recebe um jogo da liga – Alemanha, Inglaterra e México são os demais países que já sediaram partidas da temporada regular da NFL em anos anteriores. Na temporada de 2024/2025, que iniciou nesta quinta-feira (5), a bola oval voa em São Paulo, no Brasil, em Munique, na Alemanha, e em Londres, na Inglaterra, para três partidas.

Além da disputa entre Eagles e Packers, o primeiro jogo da NFL no Brasil terá um inédito show da cantora Anitta no intervalo. Antes da partida, a também cantora brasileira Luísa Sonza será a responsável por cantar o hino nacional, enquanto o cantor Zeeba será o responsável pelo hino estadunidense. No pré-jogo, a DJ Carola se apresenta. 

Normalmente, os shows em partidas da liga acontecem somente no Super Bowl, a grande final da liga – jogo que coloca os campeões das conferências Nacional e Americana frente a frente e define o campeão da liga). Porém, o jogo do Brasil preparou atrações que podem trazer a sensação de um “mini Super Bowl” aos torcedores.

“Acredito que essa é uma grande oportunidade para a NFL se enquadrar de vez no Brasil. A importância de realizar um evento desse tamanho é imensurável e tem tudo para dar certo. Espero que futuramente outros jogos de futebol americano venham para o nosso país e que o esporte cresça cada vez mais entre os brasileiros”, disse Hugo Himenes, que decidiu torcer para o Pittsburgh Steelers.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *