×
Seca

Praia da Ponta Negra é interditada após Rio Negro atingir 15,77 metros em Manaus

Medida foi tomada após o Rio Negro atingir a marca de 15,77 metros, um nível crítico que compromete as condições de balneabilidade.

A Prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira (17) a interdição temporária da praia do complexo turístico de Ponta Negra, na zona Oeste da cidade. A medida foi tomada após o Rio Negro atingir a marca de 15,77 metros, um nível crítico que compromete as condições de balneabilidade. O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) coordenará as ações relacionadas à interdição e à segurança na área.

Leia também: Manaus decreta situação de emergência por 180 dias devido à seca do Rio Negro

O anúncio das medidas ocorre em meio ao enfrentamento da vazante que atinge severamente a capital e suas comunidades ribeirinhas pelo segundo ano consecutivo. Na última quarta-feira, o prefeito David Almeida assinou o Decreto de Emergência nº 5.983, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com validade de 180 dias.

Nos últimos 15 dias, a prefeitura intensificou o monitoramento das condições da praia, incluindo a solicitação de laudos ao Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e ao Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM).

A análise envolveu vistorias e medições, resultando na decisão de instalar placas de aviso e restringir o banho na praia, embora o uso para atividades esportivas e de entretenimento, bem como o acesso ao calçadão e demais estruturas do complexo, permaneça liberado.

Em 2013, a prefeitura firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), estabelecendo normas para o uso da praia. A interdição do uso da praia será efetuada sempre que laudos e relatórios indicarem que as condições são inadequadas para os banhistas.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *