×
Incentivo

Atleta amazonense faz ‘vakinha’ para custear participação na Copa Pacífico de Natação

Competição acontece em novembro, na Bolívia

Foto: Arquivo Pessoal

Medalhista de ouro no Campeonato Norte/Nordeste Troféu Milton Medeiros, o amazonense Alex Viveiros, de 18 anos, abriu uma vakinha online para custear a sua participação na Copa Pacífico de Natação, que acontecerá em novembro, na Bolívia.

O atleta foi convocado pela seleção brasileira e representará o Amazonas, junto aos melhores atletas do norte e nordeste do país.

A competição ocorre entre os dias 5 a 11 de novembro, na cidade de Santa Cruz De La Sierra, em território boliviano, e este será apenas um dos desafios que Alex enfrentará em sua vida como esportista, que começou quando ainda era criança.

Apoio familiar

Atleta amazonense já ganhou medalhas em várias competições Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Em Tempo, Alex conta que sua família foi essencial para iniciar sua carreira na natação, já que seu pai o acompanhava nas competições.

“A natação surgiu na minha vida aos 6 anos de idade. Cresci nas águas, até antes de praticar como uma atividade esportiva. Quando comecei a treinar, o meu maior incentivador era o meu pai, ele e eu íamos viajando por todo o Brasil encarando diversas competições estaduais, norte, nordeste, e campeonatos brasileiros representando o clube ou a seleção amazonense”, lembra o atleta.

E esse apoio deu resultado, já que o atleta coleciona medalhas de ouro, prata e bronze. Para ele, as medalhas são resultados de todo seu trabalho árduo em representar aqueles que acreditam em seu potencial.

“Hoje o meu maior incentivo é a confiança que meus amigos, familiares e treinadores depositam em mim, isso me dá a certeza de que eu não estou sozinho no esporte, e toda vez que ganho alguma medalha ou que sou convocado para integrar as seleções, isso é a garantia de que meu trabalho está dando certo, isso é a certeza que estou continuando o legado que meu pai deixou para mim”, enfatiza.

Aos 18 anos, o nadador destaca que, apesar da natação ser um ponto de referência em sua vida, ele ainda tem muitos sonhos a conquistar.

“É muito difícil pensar em algo além da natação, porque a natação é a minha vida, mas eu quero muito poder cursar educação física e me especializar bastante, para que um dia eu possa me tornar técnico de alguma equipe, quero dar a oportunidade de outros atletas poderem conquistar tudo isso também”, afirmou Alex Viveiros.

Copa Pacífico

Alex se dedica a natação profissional Foto: Arquivo Pessoal

A perseverança e o comprometimento do manauara com o esporte levou Alex até uma competição internacional. Representando o Amazonas, ele é um dos atletas convocados pela seleção brasileira, sendo considerado o melhor nadador de peito da equipe.

“A Copa Pacífico é uma competição Sul-Americana, que ocorre a cada dois anos e esse ano ela vai acontecer em Santa Cruz De La Sierra, Bolívia. A seleção foi feita através do ranking que a confederação brasileira atualiza a cada competição e também por meio do Campeonato Norte/Nordeste Troféu Milton Medeiros, que aconteceu em Boa Vista, em julho”, explica.

“Eu conquistei duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, entre elas, destacam-se essas duas medalhas de prata que foram das provas de 50 e 100 metros peito. Foi por meio do resultado dessas duas provas que a minha convocação foi confirmada”, completa.

Para que este sonho continue vivo, o amazonense abriu uma vakinha online, que visa arrecadar R$ 1,8 mil para comprar o uniforme completo da seleção brasileira e também para ter uma reserva de emergência durante a viagem. Clique aqui para doar.

Com malas pronta para a Bolívia, Alex Viveiros também incentiva novos atletas que possuem o sonho de representar seu país em campeonatos pelo mundo.

“Para os atletas que desejam seguir carreira mesmo sem incentivo, devemos permanecer sempre focados no nosso objetivo, ter fé e acreditar que vai dar certo. O nosso foco e disciplina mostrará a todos que buscamos muito mais e isso com certeza fará com que oportunidades surjam. O processo pode demorar, mas essa é a base de todo atleta, se tornar mais forte, não apenas fisicamente, mas também espiritualmente e mentalmente, um atleta em paz consigo mesmo consegue superar diversos limites”, finalizou.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *