Atual campeão da Copa Betano do Brasil, depois de conquistar o tão sonhado título inédito da maior competição de mata-mata do país em 2023, o São Paulo terá a chance em 2024 de repetir um feito raro que apenas o Cruzeiro já alcançou nos mais de 30 anos de história do torneio: o clube de Minas Gerais é o único que já conseguiu um bicampeonato consecutivo, obtido em 2017 e 2018.
Classificado para as oitavas de final nesta edição, o São Paulo enfrentará o Goiás e vislumbra seguir adiante para ir atrás de uma nova conquista nacional. Além de ser uma competição que oferece valores milionários para o campeão, também é uma plataforma de acesso direto para Copa Libertadores.
Para chegar lá, o Tricolor Paulista deverá, no entanto, superar o favoritismo de outros rivais, ocupando neste momento o quarto lugar entre as equipes com potencial para chegar ao título, segundo as cotações do site de apostas Betano, que é inclusive o patrocinador master do torneio. A equipe do Morumbi aparece com odds a 6,00, atrás do Flamengo (5,50), Palmeiras (5,25) e Atlético-MG (4,50).
Além de tentar um bicampeonato consecutivo e igualar o Cruzeiro, só de chegar à final o São Paulo já repetiria algo que apenas cinco clubes conseguiram na Copa do Brasil, que é disputar o troféu por dois anos seguidos.
Grêmio
Primeiro clube a jogar finais consecutivas da Copa Betano do Brasil, o Grêmio é também o único a disputar o título por três anos em sequência e o recordista de finais no torneio.
Essa série começou em 1993, quando o clube ficou com o vice-campeonato para o Cruzeiro, com empate em 0 a 0 no primeiro jogo e derrota no segundo por 2 a 1, em Minas Gerais.
Já em 1994, o Tricolor de Porto Alegre faturou o bicampeonato (havia vencido também em 1989), ao bater o Ceará pelo placar de 1 a 0 no Estádio Olímpico, após empate sem gols em Fortaleza. Por fim, o Imortal encarou o Corinthians na decisão de 1995 e perdeu os dois jogos, por 2 a 1 em São Paulo e 1 a 0 dentro de casa.
Corinthians
Foi justamente o Timão o segundo clube a alcançar finais consecutivas da Copa do Brasil. Em 2001, a equipe do Parque São Jorge empatou por 2 a 2 com o Grêmio depois de abrir 2 a 0 no Olímpico, e na volta foi derrotado por 3 a 1 no Morumbi, ficando com o vice.
Já no ano seguinte, ganhou do Brasiliense por 2 a 1 no mesmo estádio são-paulino e segurou empate por 1 a 1 na capital federal para ser campeão.
Entre 2008 e 2009, a equipe mais uma vez chegou às decisões do torneio. Primeiro, perdeu o título para o Sport pela regra do gol marcado fora, depois de vencer em São Paulo por 3 a 1 e perder por 2 a 0 na Ilha do Retiro.
No ano seguinte, bateu o Internacional no Pacaembu por 2 a 0 e jogou pela igualdade no Beira-Rio, em jogo que terminou 2 a 2.
Flamengo
Assim como o Corinthians, o Flamengo também fez finais consecutivas em duas ocasiões. Em 2003 e 2004, amargou dois vice-campeonatos seguidos para o Cruzeiro e Santo André, respectivamente.
Diante dos mineiros, o empate por 1 a 1 em casa foi pouco e na volta sofreu um revés por 3 a 1. Já contra os azarões paulista, o placar de 2 a 2 na ida trouxe esperança aos rubro-negros para a volta no Maracanã, mas o time acabou surpreendido e derrotado por 2 a 0.
Já na era vencedora atual, os cariocas faturaram a Copa Betano do Brasil de 2022 ao superar o Corinthians nos pênaltis, depois dos empates por 0 a 0 na capital paulista e 1 a 1 no Rio de Janeiro. Por outro lado, o Fla não foi páreo para o São Paulo em 2023, perdendo pela contagem mínima no Maracanã e ficando no 1 a 1 no Morumbi.
Coritiba
O único time que chegou em duas finais consecutivas e não ganhou nenhuma foi o Coritiba, que amargou dois vices em 2011 e 2012.
Na primeira oportunidade, derrota por 1 a 0 para o Vasco no Rio e vitória por 3 a 2 no Couto Pereira, perdendo o título pelo gol fora. Já na decisão seguinte, perdeu para o Palmeiras por 2 a 0 e não passou de um empate por 1 a 1 em casa.
Cruzeiro
Único bicampeão consecutivo da história da Copa do Brasil, o Cruzeiro levantou a taça em 2017 e 2018. O primeiro título veio nos pênaltis diante do Flamengo depois dos empates por 1 a 1 no Rio e 0 a 0 em Minas.
Na temporada seguinte, bateu o Corinthians dentro e fora de casa, por 1 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱