×
Imunização

Cinco casos de coqueluche são confirmados no Amazonas em 2024

Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação para crianças e gestantes; profissionais de saúde devem redobrar atenção aos sintomas da doença

Imunização para essa faixa etária inicia na sexta-feira (18). Foto: Divulgação/Semsa

Em 2024, o Amazonas registrou cinco casos confirmados de coqueluche, sendo quatro em Manaus e um em Iranduba, a 27 quilômetros da capital. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), junto com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alerta a população sobre a importância da prevenção por meio da vacinação.

O panorama dos casos confirmados consta no Alerta Epidemiológico Nº 04/2024, publicado nesta quarta-feira (06). Dos cinco casos, quatro são de crianças menores de 1 ano, e um na faixa etária de 1 a 5 anos. Até o momento, quatro pacientes receberam alta, enquanto um segue internado em estado estável.

A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, orienta a população a manter em dia a caderneta de vacinação de crianças e gestantes. “A principal forma de prevenir a coqueluche é através da vacinação. Reforço o apelo para que pais e responsáveis levem suas crianças para vacinar, além das futuras mamães”, disse.

A FVS-RCP informa que os postos de saúde dos 62 municípios do estado estão abastecidos com a vacina Pentavalente, indicada para crianças de 2, 4 e 6 meses, com reforços através da DTP, aplicada entre 2 meses e 7 anos. Para gestantes, a DTPa também está disponível.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os profissionais de saúde devem intensificar o acompanhamento de pacientes com suspeita de coqueluche, incluindo triagem, diagnóstico e tratamento adequados. “É essencial que profissionais estejam atentos a novos casos. A notificação imediata de suspeitas ou confirmações é fundamental para evitar complicações,” frisou Tatyana.

O alerta epidemiológico ressalta ainda a importância da vacinação entre profissionais de saúde. A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, e a vacinação é a principal forma de prevenção.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *