×
TJAM

‘Dama do Tráfico’ tem prisão definitiva decretada pela Justiça do Amazonas

Casada com o líder de uma facção criminosa, ela ganhou notoriedade em 2023 após suas visitas ao Ministério da Justiça e uma viagem a Brasília custeada pela Secretaria de Direitos Humanos.

A “Dama do Tráfico”, como ficou conhecida Luciane Barbosa Farias, teve sua prisão definitiva decretada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) nesta quarta-feira (29). Casada com o líder de uma facção criminosa, ela ganhou notoriedade em 2023 após suas visitas ao Ministério da Justiça e uma viagem a Brasília custeada pela Secretaria de Direitos Humanos.

A decisão, assinada pela juíza Rosália Guimarães Sarmento, relatora do caso, também inclui Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, que está preso desde 2022. O casal foi condenado a 10 anos de prisão por crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa e associação para o tráfico. O processo já transitou em julgado, ou seja, a decisão é definitiva, e não há mais possibilidade de recurso.

Com a prisão decretada, Luciane Barbosa agora é considerada foragida, e seu nome foi inserido no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). A pena deve ser cumprida imediatamente.

Ligações com o tráfico e vida de luxo

Luciane Barbosa Farias, que se dizia estudante de direito e defensora dos direitos dos presos, usava sua imagem nas redes sociais para promover sua imagem pública. Contudo, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apontou diversos indícios de que ela e Clemilson estavam profundamente envolvidos no tráfico de drogas e em uma organização criminosa liderada por ele.

De acordo com o MP, Luciane utilizou o dinheiro obtido pelo marido por meio do tráfico para financiar uma vida de luxo, adquirindo um carro, um apartamento de luxo em Pernambuco e até abrindo um salão de beleza. Ela também foi acusada de acobertar os crimes de Clemilson e usar os recursos ilícitos para manter seu padrão de vida.

As investigações revelaram que Luciane e Clemilson atuavam de forma autônoma, ampliando suas ações criminosas, inclusive no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Clemilson, que está preso desde 2022, foi identificado como o mandante de vários homicídios em Manaus, relacionados ao controle do tráfico na cidade. Em outubro de 2023, ele foi condenado a 31 anos e 7 meses de prisão.

Visitas ao Ministério da Justiça

Luciane Barbosa Farias também se destacou por suas visitas ao Ministério da Justiça em 2023. Ela esteve presente em encontros oficiais, onde, segundo apurações, acompanhou uma delegação de mulheres, embora não tenha sido a solicitante das audiências. A presença de Luciane gerou controvérsia, especialmente após revelações de sua ligação com o tráfico de drogas. O Ministério da Justiça, por sua vez, explicou que a visita foi uma solicitação da Associação Nacional da Advocacia Criminal, com Luciane participando como parte do grupo.

Com a prisão decretada, a “Dama do Tráfico” e seu marido enfrentam as consequências de suas ações criminosas, enquanto as investigações continuam a desvendar a extensão de sua rede criminosa.

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *