Manaus (AM) – A Câmara Federal oficializou nesta quarta-feira (27) a instalação de suas comissões permanentes, com a composição de seus membros e eleição dos presidentes e vices.
O deputado Zé Ricardo (PT) está integrando quatro comissões, sendo titular na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) e na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e suplente nas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) e de Educação.
Pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, Zé Ricardo já protocolizou hoje requerimento convocando o ministro da Economia para prestar esclarecimentos sobre os últimos decretos do Governo Federal que reduziram o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para todo o país e que afetam diretamente as vantagens comparativas das empresas instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).
“Precisamos debater urgentemente esses decretos que afetam os empregos, o funcionamento da UEA e a economia do Estado, e com a presença do ministro. Para isso, estamos pedindo apoio dos parlamentares, sobretudo, da bancada do AM”, declarou ele, nessa comissão que trata de temas diversos da economia nacional e da geração de emprego e renda.
Para o parlamentar, as comissões são um instrumento da democracia, que garantem a participação da sociedade em geral nos debates e discussões sobre todos os temas e assuntos de interesse coletivo. Como também possuem relevantes funções legislativas e fiscalizadoras.
“Vou continuar nas mesmas comissões que já estava participando. Pela Cindra, temos a oportunidade de fazer debate sobre a questão de atinge a Amazônia, ambiental e indígena, como também na área da mineração e na questão de infraestrutura que afeta a região, como internet, energia e telefonia, e agora sobre as questões que afetam a ZFM. Na educação, quero continuar debatendo, sobretudo, a questão dos recursos de investimentos na área educacional no Amazonas”, declarou Zé Ricardo.
E na CDU, ele completou que debaterá assuntos ligados às cidades, como mobilidade, segurança, moradia, políticas de saneamento e de resíduos sólidos, buscando propor novos caminhos para melhorar a vida das pessoas, como ainda cobrar do Governo os investimentos nessas áreas, bem como que mantenha diálogo com os movimentos sociais.
*Com informações da assessoria
Leia mais:
‘Guedes faz mal à ZFM sabendo que está fazendo mal ao Amazonas’, critica Serafim
André Mendonça será relator da ação contra medida que prejudica ZFM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱