Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) o texto principal de medida provisória que torna permanente o pagamento de 400 reais a famílias beneficiárias do Auxílio Brasil.
Originalmente, a MP permitia apenas a concessão de um benefício extraordinário para complementar o Auxílio Brasil de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, razão pela qual foi criticada e considerada por alguns como um “Auxílio Eleitoral”, devido à proximidade das eleições gerais, em outubro.
O relator da proposta, João Roma (PL-BA), ex-ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro, acatou emenda após amplo acordo com líderes e modificou o texto para autorizar o pagamento perene do benefício.
A oposição comemorou a mudança do texto, que ainda precisa ser validado pelo Senado até o dia 16 de maio ou perde a validade, mas lamentou o valor, advogando por um mínimo de 600 reais.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiantou, mais cedo, que a MP será levada ao plenário da Casa dentro do prazo e disse ter o entendimento de que ela será aprovada.
Também avaliou que a probabilidade, entre os senadores, é de manutenção do valor, uma vez que há senso de responsabilidade fiscal na Casa.
Leia mais:
Vídeo: Bolsonaro volta a afirmar que manterá competitividade da Zona Franca de Manaus
Projeto que disciplina entrada de animais em comércio de alimentos é deliberado na Câmara
Políticas Públicas voltadas à população idosa é tema de Tribuna Popular na CMM
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱