×
combate

Operação resgata 13 crianças vítimas de trabalho infantil em Manaus

Alguns responsáveis foram conduzidos à Depca para prestar esclarecimentos

A Prefeitura de Manaus realizou, na noite de sexta-feira (21), uma operação para combater o uso de crianças na mendicância em semáforos. A ação ocorreu em seis pontos da capital amazonense. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). Conselheiros tutelares também estavam na operação.

Crianças resgatadas e responsáveis identificados

Durante a operação, 13 crianças foram resgatadas e encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica). Além disso, alguns responsáveis foram conduzidos à Depca para prestar esclarecimentos e responder pelas infrações.

O titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, alertou para a gravidade da situação.

“Em algumas abordagens, identificamos adultos, homens e mulheres, que estavam com crianças que nem eram seus filhos. Isso demonstra a existência de um mercado organizado, no qual utilizam menores para sensibilizar as pessoas e obter dinheiro. Não podemos permitir que isso continue. Vamos intensificar ainda mais essas operações para reduzir este tipo de situação na cidade”, afirmou Vianna.

Expansão das operações na cidade

As ações de combate ao trabalho infantil serão ampliadas para outras áreas da cidade. O secretário também anunciou que haverá abordagens específicas para crianças em situação de rua no Centro de Manaus, garantindo a proteção dos direitos da infância e adolescência.

A Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a erradicação da exploração infantil e seguirá fortalecendo fiscalizações e ações preventivas para combater essa prática na capital.

(*) Com informações da assessoria

Leia mais:

Lei reforça combate ao trabalho escravo e infantil no Amazonas

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *