×
LITERATURA

Escola em Manaus realiza Semana do Livro e da Biblioteca para incentivo à leitura

A 3ª Semana do Livro e da Biblioteca na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire foi encerrada com exposições artísticas, salas temáticas, palestras e oficinas

3ª Semana do Livro e da Biblioteca
Poeta Nelson Castro – Arquivo pessoal

Manaus (AM) – Nunca é demais em falar da importância da leitura, por isso a educação nas escolas tem que fomentar esse tipo de conteúdo constantemente. A 3ª Semana do Livro e da Biblioteca na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus, foi encerrada nesta sexta-feira (29/04), com exposições artísticas, salas temáticas, palestras e oficinas.

A semana abordou a importância e valorização dos livros e da leitura e estimulou a criatividade dos alunos.

O evento teve o tema “Cem Anos da Semana da Arte Moderna”, e visou desenvolver o conhecimento e interesse pela literatura e a arte, motivando a prática e o desenvolvimento da cultura.

Professores e estudantes realizaram apresentações musicais, homenagens ao poeta Nelson Castro, contos, poemas, entre outras atividades culturais.

O bibliotecário Washington Sousa, responsável pela coordenação da semana, diz que praticar esses temas e interatividades com os alunos é necessário para estimular a valorização e incentivo à leitura e à cultura.

Bibliotecário Washington Sousa – Arquivo pessoal

Com as dinâmicas, incentivamos e ensinamos a Língua Portuguesa, as Artes, a Ciência e outras disciplinas, por meio de oficinas e palestras. A biblioteca tem o papel de passar a informação, independente do meio, como os livros, então o foco foi mostrar esse papel e desenvolver os estudantes”, enfatiza Sousa.

A gestora Maria do Carmo conta que ficou feliz com a valorização e participação de todos na semana.

Aluna Letícia Ferreira e gestora Maria do Carmo – Arquivo pessoal

A partir dessa metodologia de interação, podemos garantir aprendizagem e diversão a todos, trazendo atividades educativas que estimulam o desenvolvimento dos alunos tanto na vida acadêmica quanto social. Eles se envolvem muito na confecção e exposição das artes, então nós da escola ficamos muito felizes com essa dinâmica”, diz a gestora.

Incentivo

A estudante Letícia Ferreira, do 9º ano do Ensino Fundamental e aspirante a escritora, vê a Semana do Livro e da Biblioteca como uma das melhores programações da escola.

Homenagear esse evento nacional é muito gratificante para mim, pois foi a Semana da Arte Moderna que elevou a arte brasileira em diversos aspectos. Como aprendiz de escritora, participar desse evento é incentivador, pois aprendo sobre a arte, a música e as culturas. Acho incrível poder aprender e desenvolver minhas habilidades, pois escrever é uma forma de liberdade para mim”, entrega a estudante.

  • Edição: Gláucia Chair, com informações da assessoria.

Leia mais:

Dia Mundial do Livro é celebrado com sarau lítero-musical no Museu de Manaus

Firmado contrato para lançamento de biografia de egresso do sistema socioeducativo no AM

Semana da Literatura Amazonense encerra em Manaus

Entre na nossa comunidade no Whatsapp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *