×
Evento em Manaus

Clima, ambiente e os destinos do desamparo será tema do 3º Congresso Amazônico de Psicanálise

Evento discute impactos climáticos e desamparo humano em três dias de palestras e mesas temáticas, promovendo reflexões entre ciência e subjetividade.

Manaus (AM) –O Brasil e o mundo enfrentam uma crise climática sem precedentes, e seus reflexos no desamparo humano tornam-se cada vez mais urgentes nas discussões científicas e sociais. Para aprofundar essa temática, o grupo de formação Percurso Psicanálise, de Manaus, organiza o 3º Congresso Amazônico de Psicanálise, com o tema “Clima, ambiente e os destinos do desamparo”.

O evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2025, no Centro de Convenções do Hotel Comfort Inn, Distrito Industrial, Manaus.

O congresso reunirá profissionais renomados para explorar como os impactos climáticos influenciam a saúde mental e a subjetividade humana, enfatizando a relação entre o meio ambiente e o desamparo. A programação será rica e diversificada, incluindo um minicurso, mesas temáticas, conferências e atrações culturais.

Andreia Batista Lima, fundadora e diretora da Percurso Psicanálise, explica a relevância do tema:

“Os abalos sofridos pelos efeitos do clima tornaram-se constantes em nossas escutas. Assim, tornou-se imperativa a discussão sobre como o ambiente impacta nossa prática clínica e o desamparo humano.”

Programação Completa

  • 10 de abril:
    • Minicurso: “Os Caminhos do Desamparo”, ministrado por Maria Foster.
    • Mesas:
      • O lugar do desamparo: do intrapsíquico ao intersubjetivo.
      • Impactos psíquicos x impactos ambientais: do desamparo ao desespero.
    • Conferências de abertura:
      • Adriana Mendonça aborda “O destino do desamparo: reflexos no humano, no ambiente e no clima”.
      • Maria de Fátima apresenta “Cuidados humanos e responsabilidade pelo mundo”.
  • 11 de abril:
    • Mesas temáticas:
      • Catástrofe da natureza, catástrofe humana: implicações na subjetividade.
      • Princípio do prazer: da autoconservação à preservação da espécie.
      • Natureza humana: insustentabilidade e a banalização do mal.
    • Conferência: Clima, ambiente e os destinos do desamparo (Paulo Roberto Ceccarelli e Cristiane Berto Felipe).
  • 12 de abril:
    • Mesas:
      • Natureza: da potencialidade criadora à potencialidade destrutiva.
      • Quando o ambiente deixa de ser seguro?
      • Feminino e masculino: da ética do amor à ética do poder.
    • Conferência de encerramento:
      • Tema: “Transitoriedade, transicionalidade e potencial criativo: natureza da vida e a esperança”, com Denise Souza e Luiza Moura.

Ingressos e Certificados

  • Valores:
    • Estudantes: R$ 265,00.
    • Profissionais: R$ 325,00.
    • Parcelamento em até 2x no cartão ou Pix.
  • Certificação:
    • Minicurso: 5h complementares.
    • Congresso: 30h complementares.

Informações de contato: (92) 98285-6588 / (92) 3584-6849.

Leia mais:

O mundo do medo e fobia na psicologia

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *