×
Transtornos

Terceiro apagão em um mês atinge Manaus e Região Metropolitana

Blecaute começou às 22h06, quando uma falha desligou a linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que integra o SIN.

Reprodução: MARCIO SILVA/ACRITICA

Pela terceira vez em menos de um mês, Manaus e cidades da Região Metropolitana enfrentaram um apagão na noite desta terça-feira (2). A interrupção afetou também o fornecimento de energia para os municípios de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

O blecaute começou às 22h06, quando uma falha desligou a linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que integra o Sistema Interligado Nacional (SIN). A falha comprometeu o fornecimento de energia em todo o estado.

Às 22h54, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradual da carga. No horário, apenas 13% do abastecimento havia sido restabelecido. Algumas áreas de Manaus permaneceram sem luz até as 23h50. Já à 0h30, a Amazonas Energia informou que metade da distribuição estava normalizada, incluindo o fornecimento para Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.

Sequência de apagões

O novo blecaute aconteceu poucos dias após o apagão de 27 de março, causado por uma falha na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus, que deixou diversas áreas sem energia.

No dia 7 de março, outro apagão generalizado atingiu Manaus, cidades da Região Metropolitana e do interior, depois de um problema na linha de 500 kV Jurupari-Silves. Em alguns locais, a energia só foi totalmente restabelecida após mais de seis horas.

Leia mais

Apagão atinge vários bairros de Manaus e causa transtornos no trânsito

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsAppClique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

Comentários:

  1. Se vem do sistema interligado está na hora de um up-grade. Ocorre que o Brasil não vê a Amazônia como prioridade. Para cá é só o resto do resto. Os bilhões só vão para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *