São Paulo de Olivença (AM) – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu um Inquérito Civil para investigar se James Baleiro Saraiva exerce de fato suas funções como servidor da Prefeitura de São Paulo de Olivença. A Promotora de Justiça Kyara Trindade Barbosa assinou a portaria que formaliza o início da investigação.
A apuração teve origem na Notícia de Fato nº 001.2024.000375. Segundo o MP, a prefeitura não respondeu às solicitações feitas durante a fase preliminar da investigação, o que motivou a conversão do procedimento em inquérito. “As solicitações feitas em apuração preliminar não foram atendidas”, registra o documento.
O que é um funcionário fantasma?
Funcionário fantasma é como se convencionou chamar o servidor público que, apesar de nomeado e remunerado, não cumpre a carga horária nem exerce as atribuições do cargo. A prática é ilegal, fere os princípios da administração pública e pode configurar improbidade administrativa.
O objetivo do inquérito é esclarecer se James Baleiro Saraiva está, de fato, trabalhando como previsto. Para acompanhar os trabalhos, o MP designou o servidor Sizino Rabelo Arevalo como secretário do procedimento.
Caso as suspeitas se confirmem, o caso pode ter desdobramentos legais. A Prefeitura de São Paulo de Olivença ainda não se manifestou. O espaço segue aberto para resposta.

Leia mais: MPAM apura irregularidades em contratações temporárias em Nhamundá
Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal EM TEMPO, acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱